Contribuir para a massificação do pagamento electrónico em Angola e para a eficiência geral do sistema de pagamentos angolano, garantindo segurança, eficácia, comodidade e inovação, ao menor custo possível.
Posicionar-se como operador tecnológico de referência de sistema de pagamentos a nível nacional e do continente africano.
Integridade: Respeitamos os mais elevados padrões éticos.
Cooperação: Reconhecemos na cooperação o sustentáculo de sistemas de pagamento partilhados.
Orientação para o cliente: Procuramos sempre as versões mais valorizadas pelo cliente final.
Rigor: Cumprimos com rigor os nossos compromissos e prestamos contas de forma regular e transparente.
Qualidade: Pomos qualidade em tudo o que fazemos.
Segurança: Privilegiamos a segurança acima de tudo.
Formação contínua: Acreditamos que o homem é a base do desenvolvimento sustentado.
Senhores Accionistas,
Terminado mais um Exercício Económico, é sempre com imenso prazer que nos dirigimos a Vexas para, em primeiro lugar, apresentarmos as nossas saudações e, de seguida, para cumprirmos o sagrado dever de apresentação das contas sobre o que foi a gestão e administração da sociedade por vós detida e que nós, pela magnitude dos seus fins ao serviço da banca nacional e pelos nobres interesses da população, nos orgulhamos de servir.
Como Vexas poderão constatar do Relatório que se segue, são deveras significativos os avanços que a EMIS vem somando ano após ano, situando-se hoje nos lugares cimeiros do ranking das empresas homólogas a nível não só da SADC mas do Continente africano em geral. Estamos conscientes, todavia, dos desafios que a dinâmica do processo nos reserva no futuro imediato.
O exercício de 2019 fica marcado pela entrada em serviço do novo canal interbancário MULTICAIXA Express, que constitui um dos projectos de maior sucesso que a nossa empresa já desenvolveu e que vem registando uma grande aceitação por parte da clientela bancária. A migração do cartão MULTICAIXA para a norma EMV teve também o seu efectivo arranque neste ano de 2019 e constitui um passo fundamental para reforçar a resistência à contrafação deste importante instrumento de pagamento. É também de registar a conclusão do Sistema de Débitos Directos e substancial avanço feito no Gateway de Pagamentos Online, uma iniciativa fundamental para dinamizar o comércio electrónico no nosso país.
Um dos desígnios da nossa sociedade é crescer com segurança e qualidade. Por isso e com aval dos senhores accionistas, apresentamos oportunamente e discutimos com o BDA a proposta de financiamento visando a implementação de um Plano Estratégico de Continuidade de Negócios pontualmente aprovado em Assembleia Geral de accionistas de 2017. Porém, face às limitações colocadas pelo BDA, o Conselho de Administração da sociedade viu-se obrigado a encarar outras alternativas para concretizar tão nobre objectivo, num horizonte temporal adequado.
Excelências, a EMIS tem como fundamento o aproveitamento do efeito de escala. Nos últimos cinco anos o crescimento do negócio em unidades físicas foi da ordem dos 170 % enquanto a inflação acumulada no mesmo período ultrapassou os 180 %. Isto significa que os ganhos de escala da sociedade foram consumidos pela inflação. No mesmo período de cinco anos o tarifário da empresa aumentou cerca de 20 %. Neste quadro, o autofinanciamento nos últimos cinco anos foi bastante sacrificado, o que afectou a capacidade de investimento. Essa redução no investimento não teve ainda consequências graves no negócio, mas não poderá manter-se por muito tempo, sob risco de deterioração dos níveis de serviço.
Apesar dessa envolvente macroeconómica pouco favorável, o movimento transacional na rede MULTICAIXA continuou a crescer e situou-se nos 26 % com relação ao ano transacto , tendo o exercício fechado com volume transacional de 570 milhões de transações financeiras no subsistema de cartões. No final do Exercício ora em análise, devidamente validado pela Auditoria externa, a EMIS apresentou um resultado final de Kz 927 mil milhões de Kwanzas cuja aplicação obedecerá aos estatutos da sociedade.
Senhores Accionistas, é do conhecimento de Vexas o processo em curso da retirada gradual do BNA do pacto social da EMIS, perspectivando-se a sua conclusão em finais de Dezembro de 2020. É, pois, recomendável que se iniciem passos importantes conducentes a assegurar no futuro a liderança consistente da sociedade sem que se verifiquem quebras de qualquer natureza.
A terminar, venho, em meu nome pessoal e em nome do Conselho de Administração da sociedade agradecer o apoio sempre pronto e inestimável recebido de. Vexas e em especial do BNA, na condução da política da EMIS. Aos quadros e trabalhadores da EMIS, quero também dirigir e sublinhar o meu “muito obrigado” pelo empenho sempre pronto e abnegado demonstrado ao longo do exercício.
PEDRO PUNA
PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
As acções têm um valor nominal de 1.000.