O que é o Cartão MULTICAIXA?

O Cartão MULTICAIXA é o Cartão de Débito Angolano, com regras de funcionamento estabelecidas e mantidas pela Empresa Interbancária de Serviços, com base no enquadramento legal e regulatório do Banco Nacional de Angola.

O que é um Cartão de Débito?

Cartão bancário associado a uma conta de depósito à ordem, em moeda nacional ou estrangeira, que permite ao seu titular realizar operações de levantamento de numerário, transferências e pagamentos através da utilização do respectivo saldo. (definição do Aviso N. 01/07 do BNA)

De acordo com o Aviso N.º 01/07 de BNA, O cartão de débito tem a função de:

Permitir a realização em território nacional, de pagamentos ou levantamentos de numerário, em moeda nacional por débito na conta de depósitos à ordem associada ao cartão de débito, observando o limite diário estabelecido na rotina da prestação de serviço e a disponibilidade do saldo da conta bem como o acesso a outros serviços financeiros electrónicos ou a informações, de acordo com as funções disponibilizadas pela instituição financeira bancária emissora;

Permitir, se for de aceitação internacional, levantamentos de numerário em território estrangeiro, na moeda do país em que for efectuado o mesmo, por débito na conta de depósitos à ordem associada ao cartão de débito, observando o limite diário estabelecido na rotina da prestação de serviço e a disponibilidade do saldo da conta, e o acesso a outros serviços financeiros electrónicos ou a informações, de acordo com as funções disponibilizadas pela instituição financeira bancária emissora;

Permitir a realização de transacções através de débito em tempo real ou em tempo diferido na conta de depósitos à ordem associada ao cartão de débito, de acordo com as regras de funcionamento do cartão.

Qual a diferença entre um cartão de débito e um cartão de crédito?

Cartão de débito: é um cartão que tem associada uma conta de depósitos à ordem. Quando o titular utiliza este cartão para pagamentos, levantamentos de notas ou transferências, a conta de depósitos é debitada pelo valor correspondente, o que significa que há uma redução do saldo da conta por esse mesmo valor. Assim, este tipo de cartões caracteriza-se por desempenhar essencialmente funções de débito.

Cartão de crédito: é um cartão que tem associada uma conta-cartão e uma linha de crédito. Quando o titular utiliza este cartão na função para a qual foi emitido, ou seja, para pagamentos ou adiantamentos de dinheiro, está a beneficiar de um crédito concedido pela entidade emitente. Assim, este tipo de cartões caracteriza-se por desempenhar essencialmente funções de crédito.

Como é que é regulado o negócio dos cartões bancários em Angola?

O negócio dos cartões bancários encontra-se enquadrado na Lei dos Sistemas de Pagamento (Lei N.º 05/05 de de 29 de Julho) e pelo Aviso N.º 01/07 de 21 de Março do Banco Nacional de Angola. O BNA é a entidade que supervisiona as entidades emitentes e aceitantes de cartões de pagamento.

Onde pode ser obtido um Cartão MULTICAIXA?

O Cartão MULTICAIXA é obtido directamente no Banco onde o cliente tem a sua conta bancária domiciliada, mediante contrato de adesão.

O que é o Contrato de Adesão?

É o contrato mediante o qual a entidade emissora disponibiliza o Cartão MULTICAIXA ao respectivo titular e contém as regras e condições de utilização. Esse contrato deve obedecer ao normativo constante do artigo 11º do Aviso N.º 01/07 do BNA.

O que significa activar o Cartão MULTICAIXA?

Nem sempre o cartão é entregue activado. Por exemplo, quando o cartão é enviado pelo correio. Activar o Cartão MULTICAIXA é o procedimento da entidade emissora pelo qual esta acciona os mecanismos que tornam possível realizar operações de pagamento com o cartão.

O que é um Cartão MULTICAIXA não personalizado?

É um cartão que estando emitido (ou seja, após as acções de magnetização, gravação do plásticos e de produção da carta PIN), não têm ainda uma conta associada. Neste tipo de cartão, o cliente interessado no produto pode levantá-lo no primeiro contacto com o balcão. O cartão não leva o nome do cliente impresso no mesmo, tendo apenas o número e validade. Como se trata de um cartão de débito em que a autenticação é sempre feita por PIN, o nome não é relevante, porque não há lugar a autenticação por assinatura. Os dados da conta são informados pelo Emissor ao processador (EMIS) para associação do cartão à respectiva conta de depósitos. O cliente passa a poder fazer uso do cartão quando o ficheiro de personalização enviado pelo banco para a EMIS for processado (normalmente no mesmo dia).

Quais são as vantagens do Cartão MULTICAIXA?

Conveniência: O cliente não precisa de transportar dinheiro em notas ou em cheques para fazer os seus pagamentos.

Comodidade: Permite efectuar uma grande variedade de transacções sem obrigar o cliente a deslocar-se ao Banco.

Universalidade: A Rede MULTICAIXA está presente em quase todo país o que faz do Cartão MULTICAIXA um instrumento de pagamento de grande aceitação, pois permite, que a qualquer momento e em qualquer parte do pais, ter sempre acesso ao seu Dinheiro. Ele é aceite em todos os terminais da Rede MULTICAIXA independentemente do banco de apoio do terminal e do banco emissor do cartão.

Baixo Custo: O Cartão MULTICAIXA não tem anuidade nem outros encargos para o cliente bancário.

Segurança: Todas as transacções são validadas por PIN e a sua utilização é exclusivamente electrónica.

O Cartão MULTICAIXA é seguro?

O Cartão MULTICAIXA é um cartão seguro do ponto de vista do sistema e das suas aplicações, garantindo a sua utilização por autenticação de um Código Pessoal Secreto (PIN), sempre com autorização em tempo real pelo emissor ou pelo processador, com a máxima segurança.

Apesar da elevada segurança do sistema é sempre recomendável adoptar os procedimentos prescritos pelo emissor, de forma a minimizar o risco. A segurança plena do Cartão MULTICAIXA depende da observação pelo portador de todas as regras de segurança na utilização do cartão.

O pagamento é sempre possível com Cartão MULTICAIXA, quando a conta tenha provisão?

A Rede MULTICAIXA tem mecanismos para que as autorizações de pagamento sejam dadas, mesmo na ausência de ligação em real time com o banco emissor do cartão. No caso em que o banco emissor do cartão não tenha aderido a estas facilidades ou no caso em que não tenha actualizado os saldos junto da rede, poderá acontecer a recusa da autorização.

O sistema pode recusar o pagamento por outra razão?

Sim. Se a banda magnética do cartão estiver deteriorada. Neste caso, o titular deve contactar a entidade emitente e solicitar a substituição do cartão.

Mas pode acontecer que o terminal não consiga ler o cartão por o leitor estar avariado. Neste caso, o comerciante ao aperceber-se de que o seu terminal começa a recusar cartões com frequência, deverá notificar os serviços de suporte.

O sistema pode também recusar o pagamento no caso de o cartão se encontrar em situação irregular, designadamente em Lista Negra.

De quem é a propriedade do Cartão MULTICAIXA?

A propriedade do Cartão MULTICAIXA é da entidade emitente, que cede o direito de uso ao respectivo titular, mediante um contrato de adesão que estabelece as regras e condições dessa utilização.

Que encargos tem o uso de um Cartão MULTICAIXA para o seu titular?

De acordo com o artigo 6º do Aviso N. 01/07 do BNA, é vedada a cobrança de anuidade pela emissão e de qualquer taxa de serviço pelo uso do cartão de débito MULTICAIXA ao titular cuja conta de depósitos à ordem associada ao cartão de débito seja a conta em que é creditado o respectivo salário, podendo o emissor negociar, no âmbito do contrato de prestação de serviço com a entidade empregadora, uma taxa de serviço, por cada conta de depósitos à ordem.

Em caso de extravio ou cancelamento do meu cartão como devo proceder?

Na verificação de uma destas situações, o titular do cartão deve contactar imediatamente o Banco Emissor do seu cartão, ou a EMIS através do telefone 222 641 840/49 (neste caso é imprescindível a indicação do número de conta associado ao cartão).

A minha conta bancária pode ter mais do que um cartão de débito MULTICAIXA associada?

Sim. Depende do acordo estabelecido com a entidade emitente. O mesmo titular pode ter vários cartões associados à mesma conta ou contratar a emissão de cartões para titulares diferentes (normalmente dois, que são os titulares da conta de DO associada).

Posso associar um Cartão MULTICAIXA à minha conta em moeda estrangeira?

Sim. Mas as operações de levantamento e pagamento são sempre feitos em moeda nacional.

Quais são os direitos do titular do Cartão MULTICAIXA?

Entre os direitos do titular sobressai o direito à informação:

O direito de ser informado, por meio do texto do contrato, acerca de todos os direitos que o contrato e a lei lhe conferem, de todos os deveres que sobre si recaem e de todos os procedimentos de segurança que deverá adoptar;

O direito de ser devidamente esclarecido acerca das dúvidas que possam surgir, em relação ao conteúdo do contrato;

O direito de ser informado sobre todas as operações que tenha realizado ou que poderá realizar com o seu cartão.

Além disso:

Todas as informações sobre taxas de juro, impostos, comissões, portes, despesas de expediente e datas-valor (efeitos patrimoniais das operações e serviços bancários) devem ser permanentemente actualizadas e estar disponíveis, em todos os balcões das entidades emitentes, em local de acesso directo e bem identificado, em linguagem clara e de fácil entendimento;

Quando o relacionamento com os titulares se realiza fundamentalmente através de contactos à distância, as informações devem ser enviadas pelas entidades emitentes para o domicílio daqueles;

Nos casos em que as entidades emitentes ofereçam produtos que podem ser solicitados ou adquiridos pela Internet, estão obrigadas a possibilitar a consulta das informações através dos respectivos sítios.

APP MCX EXPRESS

O que é a App MCX Express?

É uma inovadora aplicação que oferece uma solução para pagamentos, consultas, levantamentos e transferências através do telemóvel e que permite ter o MULTICAIXA sempre à mão.

Onde está disponível a aplicação?

A aplicação (App) está disponível para telemóveis com sistema iOS (na Apple Store) ou Android (na Google Play).

Tem algum custo?

O download, a adesão e a utilização da App MCX Express não têm custos associados. O MCX Express não cobra qualquer comissão pelas operações realizadas na aplicação.

Quais as funcionalidades que a App MCX Express oferece?

A App MCX Express permite-lhe pagar serviços, nomeadamente: água, luz, televisão, Internet, comprar bilhetes de avião, carregar o telemóvel, consultar o saldo e movimentos, fazer transferências e pedidos de levantamento sem cartão.

Esqueci-me do PIN MCX Express. E agora?

Deve dirigir-se ao Caixa Automático com qualquer cartão associado ao Canal MCX Express e seguir os seguintes passos:

  • Seleccionar a opção Outras Operações
  • MULTICAIXA Express
  • Alteração Código PIN MCX Express
  • Definir um novo PIN
  • Confirmar inserindo novamente o PIN.

É preciso ter acesso à Internet para usar o MULTICAIXA Express?

Sim. Deverá ter saldo de dados activo ou uma ligação Wi-Fi. Mas caso esteja a usar o cartão SIM da UNITEL, então poderá transacionar mesmo sem saldo de dados. Dentro em breve também será possível com a MOVICEL.

Posso usar o MCX Express em vários dispositivos?

Não, aplicação tem um limite parametrizável de 1 dispositivo.

A minha conta MCX Express está cancelada. E agora?

Faça nova adesão no Caixa Automático com um cartão válido.

Como posso alterar o número de telemóvel associado ao MCX Express?

Deverá dirigir-se a um Caixa Automático com qualquer cartão associado ao serviço e seguir os seguintes passos:

  • Seleccionar a opção Outras Operações
  • MULTICAIXA Express
  • Opção “Alterar nº de telemóvel”
  • Por último, terá de confirmar esta alteração na App.

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ADESÃO E ACTIVAÇÃO

Como aderir ao MCX Express no Caixa Automático (CA)?

Para aderir basta seguir estes três passos:

1º Passo: seleccionar Outras Operações / Opção “MULTICAIXA Express” / Adesão ao Serviço / Inserir o número de telemóvel / Definir um PIN MCX Express com seis dígitos / Confirme os dados.

Atenção: deve sempre assegurar que insere o seu próprio número de telemóvel. Além do mais, o PIN MCX Express deve ser definido por si, sendo este pessoal e intransmissível.

2º Passo: descarregar a App nas lojas (Apple Store e Google Play), no seu telemóvel

3º Passo: selecionar a opção “Entrar” / Inserir o número de telemóvel. Receberá um SMS com código de ativação para inserir na App, o PIN MCX Express definido no CA e o serviço fica pronto a ser utilizado. Os dados de adesão e registo no MCX Express para o utilizador serão sempre o seu número de telemóvel e o PIN MCX Express.

Como adiciono cartões bancários ao MCX Express?

A adição de um cartão só poderá ser feita quando o utilizador se encontrar activo no serviço. Pode adicionar seus cartões em apenas dois passos:

1º. Dirija-se ao Caixa Automático:

a) Selecione Outras Operações MULTICAIXA Express

b) Adição Novo Cartão

c) Introduza o número de Telemóvel Activo.

2º. Aceda a App MCX Express:

a) Efectue Login e selecione o cartão que pretende adicionar

b) Activar cartão

c) Introduza as coordenadas do número do seu cartão.

Quantos cartões posso adicionar ao MCX Express?

É possível associar até dez (10) cartões MULTICAIXA, do mesmo banco e/ou de bancos diferentes.

Adicionei cartões ao MCX Express a partir do CA mas não os consigo visualizar na App.

Pode significar que não inseriu o mesmo número de telemóvel. Ou ainda, pode ter ultrapassado o tempo para a confirmação do novo cartão na App. Neste caso, efectue a adição do cartão novamente no CA e volte a abrir a App.

É possível ter vários cartões de débito do mesmo banco no MCX Express?

Sim. É possível ter vários cartões do mesmo Banco ou de bancos diferentes, desde que os mesmos estejam válidos.

Todos os cartões de débito MULTICAIXA podem aderir ao MCX Express?

Não. Podem existir situações em que os cartões não estão habilitados a aderir ao MCX Express. Nestes casos, recomendamos que contacte o banco emissor desse cartão de forma a obter todas as informações necessárias.

Posso ter no MCX Express cartões de marca internacional?

De momento, no MCX Express só são aceites cartões da marca MULTICAIXA.

Porque o meu cartão desapareceu da App?

Podem existir várias razões. Pode ter sido anulado, cancelado, removido a partir do Caixa Automático ou na App MCX Express, e, inclusive, ter expirado.

Posso adicionar um cartão que vai expirar no mês corrente?

Os cartões podem ser adicionados desde que estejam dentro da sua data de validade.

O que acontece no MCX Express com um cartão que já expirou?

O cartão que se encontra activo no serviço, quando expirado, é removido de forma automática da App MCX Express.

Posso remover um cartão do MCX Express a partir da App?

Pode, caso tenha mais de um cartão associado ao MCX Express.

E se eu tiver apenas um cartão associado ao MCX Express?

Caso tenha apenas um cartão associado ao serviço deverá efectuar esta operação num Caixa Automático.

Como cancelar o serviço MCX Express?

Para efectuar o cancelamento do MCX Express basta dirigir-se ao Caixa Automático com um cartão activo e seguir a estes passos:

a) Outras Operações

b) MULTICAIXA Express

c) Cancelar Serviço.

Pode ainda ligar à Linha de Apoio da rede MULTICAIXA, usando os contactos que estão no verso do seu cartão.

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LEVANTAMENTOS MCX Express

O que é um levantamento MCX Express?

É a geração de um pedido de levantamento de dinheiro nos Caixas Automáticos sem cartão bancário.

Como posso fazer um pedido de Levantamento Sem Cartão no MCX Express?

Basta aceder à sua App MCX Express e selecionar a opção “Levantamentos”. De seguida seleccione o montante que pretende levantar, defina um código secreto de 3 dígitos e confirme com o seu PIN MCX Express. O MCX Express irá gerar um código de levantamento de 10 dígitos, que deverá inserir no Caixa Automático após premir a tecla 8 ou verde.

O que devo fazer se o meu código de levamento sem cartão expirar?

Devo aguardar até o estorno na minha conta.

Perdi o meu código do pedido de Levantamento sem Cartão, como reavê-lo?

Pode reavê-lo por duas vias:

a) Através da App: Levantamentos sem Cartão / Consultas / Escolher Pedido

b) Através do Caixa Automático: Levantamentos Sem Cartão / Consultas / Escolher Pedido / Imprimir / Visualizar a Referência.

Quais as vantagens do levantamento MCX Express?

É prático, uma vez que lhe permite levantar dinheiro sem precisar de ter a carteira de cartões consigo. É útil para partilhar o código de pedido de levantamento com um amigo ou familiar que esteja a precisar de dinheiro na hora. É seguro uma vez que utiliza protocolos e algoritmos de segurança, garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados, seguindo as normas de segurança exigidas.

O pedido de Levantamento Sem Cartão no MCX Express tem custos?

Não. Os pedidos de Levantamento Sem Cartão no MCX Express não tem qualquer custo para o utilizador.

Que montantes posso levantar?

O levantamento MCX Express cumpre as mesmas regras aplicáveis aos levantamentos com cartão na Rede MULTICAIXA. Os montantes disponíveis para levantamento actualmente são até um máximo de 30.000,00Kz por operação. Lembrando-se que actualmente por dia pode levantar até 60.000,00Kz no MULTICAIXA.

Qual a validade do código de levantamento MCX Express?

O código tem validade de 24 horas. Após este limite o código gerado expira, sendo necessário repetir o processo para gerar um novo código na App MCX Express.

Posso cancelar o código gerado?

Sim. Basta aceder ao MCX Express, Levantamentos, Consulta e cancelar o código.

Onde posso consultar o código gerado na App?

Pode consultá-lo nos Levantamentos / Consultas / Escolha o Levantamento / PIN MCX Express.

O mesmo código pode ser utilizado mais do que uma vez?

Não. O código gerado só pode ser utilizado uma única vez.

Posso partilhar o código de levantamento MCX Express com outras pessoas?

Sim. No momento em que está a gerar o código na App MCX Express pode enviá-lo para qualquer pessoa que queira.

O que é um favorito?

Favorito é um conjunto de dados guardados de uma determinada operação financeira (Pagamentos e transferências), para o uso futuro (reutilizar), ou seja, é a funcionalidade que dá a possibilidade de arquivar todas as informações das transações frequentes, que poderá acede-las e reutilizar com maior facilidade.

Como criar favoritos?

No ecrã de inserção dos dados de um pagamento (Entidade, referência montante e produto) ou transferência (IBAN, e o montante), clicar em adicionar favorito para gravar o nome do favorito.

Para que serve os meus dados?

Os meus dados servem para visualizar o número activo no MCX Express, bem como guardar os emails para envio de comprovativos no final de qualquer operação financeira.

Como aceder aos meus dados?

Basta seguir os passos abaixo:

a) Menu de Gestão (menu inicial, opção do canto superior esquerdo)

b) Configurações

c) Os meus dados

O que devo fazer para renomear os meus cartões?

Basta seguir os passos abaixo:

a) Menu de Gestão (menu inicial, opção do canto superior esquerdo)

b) Gestão de cartões

c) Configurar cartões

d) Editar Nome Cartão

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 VALIDAÇÃO DE NÚMERO DE TELEMÓVEL E ENVIO DE TOKEN POR SMS

Tentei fazer adesão ao serviço MULTICAIXA Express, mas não consegui e o Caixa Automático diz que “Actualize o Número do Telemóvel Junto do Seu Banco”, o que devo fazer?

Basta dirigir-se ao seu Banco e solicitar a actualização ou registo do seu número de telemóvel.

Não estou a conseguir adicionar um novo cartão ao MULTICAIXA Express, o Caixa Automático diz que “Actualize o Número do Telemóvel Junto do Seu Banco”, o que devo fazer?

Basta dirigir-se ao seu Banco e solicitar a actualização ou registo do seu número de telemóvel.

Tentei alterar o número de telemóvel, mas não consegui, o Caixa Automático diz que “Actualize o Número do Telemóvel Junto do Seu Banco”, o que devo fazer?

Basta dirigir-se ao seu Banco e solicitar a actualização ou registo do seu número de telemóvel.

O que faço para ter o número registado no banco?

Basta dirigir-se ao seu Banco e solicitar a actualização ou registo do seu número de telemóvel.

É possível ter dois números registado no banco?

Sim, mas deverá informar ao banco qual o número que pretende que seja associado ao seu cartão MULTICAIXA.

O que acontece se eu não tiver o número registado no meu banco?

Caso não tenha o número registado no seu banco, estará impossibilitado de aderir ou adicionar o seu cartão ao MCX Express, bem como alterar o número de telemóvel do mesmo.

Porquê que agora tenho que registar o número no banco se antes a App MCX Express funcionava sem problemas?

Para garantir maior segurança, a rede MULTICAIXA implementou um sistema de autenticação forte. Esta medida visa garantir que apenas o titular do cartão tenha acesso à adesão e adição de cartões usando o número de telefone que está registado no banco emissor do cartão e que mais ninguém, para além de si, possa fazer operações através do MULTICAIXA Express.  Desta forma impossibilitará que pessoas maldosas tentem adicionar o seu cartão a um número de telemóvel que não seja o seu.

É possível adicionar vários cartões com números diferentes no MULTICAIXA Express desde que estejam todos registados no banco?

Apenas será possível se para todos os cartões, de cada banco, estiverem associados ao mesmo número de telemóvel. Para o efeito, dirija-se ao banco emissor de cada cartão e solicite a actualização do número de telemóvel que pretende usar no serviço MULTICAIXA Express ao cartão do respectivo banco.

Já foi feito o registo do número de telemóvel no banco, mas não consigo adicionar o meu cartão.

Contacte novamente o seu banco informando-o do ocorrido para melhor análise e despiste.

Não consigo alterar o número de telemóvel, o que faço?

Garanta que actualizou o respectivo número de telemóvel no banco do seu cartão, antes de efectuar a alteração de número no MULTICAIXA Express.

Para além do banco, existe outra via para solicitar o registo do número?

Não. Apenas poderá solicitar o registo ou a alteração do número no seu banco.

Efectuei activação do serviço MCX Express, ao realizar operações de pagamento, transferência ou levantamento sem cartão a App pede um código de verificação, o que faço?

Deverá inserir este código, caso contrário não conseguirá usufruir das funcionalidades do MULTICAIXA Express.

Adicionei um novo cartão no serviço MCX Express, ao realizar operações de pagamento, transferência ou levantamento sem cartão a App pede um código de verificação, o que faço?

Deverá inserir este código, caso contrário não conseguirá usufruir das funcionalidades do MULTICAIXA Express.

Instalei o MULTICAIXA Express noutro telefone, ao realizar operações de pagamento, transferência ou levantamento sem cartão a App pede um código de verificação, o que faço?

Deverá inserir este código, caso contrário não conseguirá usufruir das funcionalidades do MULTICAIXA Express.

Terei de colocar o código de verificação sempre que fizer um movimento na conta?

Não. O código de verificação será enviado apenas quando fizer a primeira transacção financeira com cada cartão que adicionar ao seu MULTICAIXA Express.

Porquê que o MULTICAIXA Express pede muitos códigos para activar? Não acham que dá muita volta?

O MULTICAIXA Express solicita um código de verificação quando activa/reactiva a App MCX Express no seu telemóvel.

Para que serve o segundo código uma vez que coloquei um no momento da activação?

O segundo código recebido por SMS, serve para validação da primeira transacção/operação financeira realizada após a adesão e/ou a adição de novo cartão, bem como a reactivação do serviço MULTICAIXA Express. Este código serve para garantir-lhe mais segurança como utilizador do MULTICAIXA Express e utente do cartão MULTICAIXA, pois com o mesmo confirma-se que o utilizador que activou o MULTICAIXA Express é realmente o proprietário do número de telemóvel usado bem como utente do cartão de débito utilizado para efectuar a transacção/operação financeira.

Quais operações que solicitam código de verificação?

Todas as transacções/operações financeiras, ou seja, que exigem movimentação de fundos da sua conta bancária, como: transferências, pedidos de levantamento sem cartão, pagamentos de serviços e validação de compras online.

Para qual número é enviado o código de verificação na primeira transação?

O código de verificação será sempre enviado para o número de telemóvel utilizado aquando da adesão ao MULTICAIXA Express.

O que fazer se eu receber um SMS com um código de verificação para validação da primeira transação e eu desconhecer esta ação?

Deverá contactar o seu banco e solicitar mais esclarecimentos a respeito. Jamais solicite esclarecimentos a estranhos, nem partilhe códigos recebidos.

O que fazer com este código após a sua utilização?

Uma vez inserido e correctamente, não precisará de voltar a utilizá-lo

Não estou a receber o código de verificação de validação da primeira transação, o que faço?

Para melhor esclarecimento e despiste, contacte o seu banco ou entre em contacto com as linhas de apoio da Rede MULTICAIXA, usando os contactos que estão no verso do seu cartão.

Estou a receber o erro de código de verificação inválido ao inseri-lo no MULTICAIXA Express na validação da primeira transação, o que faço?

Para melhor esclarecimento e despiste, contacte o seu banco ou entre em contacto com as linhas de apoio da Rede MULTICAIXA, usando os contactos que estão no verso do seu cartão.

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 COMPRAS

O que são compras online?

São operações que possibilitam ao cliente final efectuar o pagamento de uma compra na internet por intermédio do MULTICAIXA Express usando a Gateway de Pagamentos Online (GPO) da rede MULTICAIXA.

Obs.: alguns dos Comerciantes do nosso mercado já efectuam vendas online (websites, App mobile, etc.), a GPO, é um canal transacional que de forma virtual simula um TPA de maneiras a que o Comerciante implemente na sua solução.

Quais Bancos permitem efectuar pagamentos online, ou seja, quais cartões posso usar para realizar compras online?

Os bancos que permitem esta modalidade de pagamento são aqueles que já foram certificados pela rede Multicaixa.

Como comerciante, quais Bancos posso dirigir-me para ter acesso a este serviço?

Como comerciante para aderir ao serviço poderá dirigir-se a qualquer um dos bancos comerciais do mercado Angolano.

Quantas compras online posso fazer por dia?

Várias compras desde que o montante esteja dentro do limite estipulado pela rede MULTICAIXA e estabelecido pelo seu banco.

Quais marcas de cartões posso usar para as compras online?

Actualmente poderá usar somente os cartões de débito MULTICAIXA.

Porque os cartões de marcas internacionais (Visa e MasterCard) não podem ser usados para as compras online? E quando poderão ser?

Aceitação com as referidas marcas encontram-se pendentes, devido a implementação de uma nova forma de segurança para o pagamento online.

Como posso fazer pagamentos online com os cartões de Débito MULTICAIXA?

Para fazer pagamentos online com os cartões de débito MULTICAIXA deverá ter o serviço MCX Express activo, ir à página do comerciante e no método de pagamento escolher a opção pagar com MCX Express e inserir o telemóvel associado a conta.

O que devo fazer para realizar uma compra online no MCX Express?

Deverá estar activo no MCX Express e na sua conta ter pelo menos um cartão no estado normal com um saldo igual ou superior a compra a ser realizada.

Na compra online com MCX Express não exponho os dados do meu cartão?

Não, simplesmente o seu número de telemóvel associado ao MCX Express.

Quais são os riscos que posso ter na realização de uma compra online?

Na realização de uma compra online, não se tem riscos do lado do utilizador.

Quais os dados que devo e não devo expor na página do comerciante (estando a utilizar os cartões de débito MULTICAIXA)?

Na realização de uma compra online deverá somente expor o seu número do telemóvel associado à sua conta do MCX Express, todos e quaisquer dados além do número não lhe é solicitado.

Em caso de reclamação de uma compra online, aonde poderei me dirigir para efectua-la?

Em caso de reclamação de uma compra online, deverá dirigir à uma das entidades abaixo espelhadas:

a) Ao comerciante, através da loja online ou mesmo a linha de apoio do comerciante.

b) Ao seu banco através dos canais de apoio

c) À rede MULTICAIXA, através das linhas de apoio ao cliente, usando os contactos telefónicos inscritos no verso do seu cartão (+244 923 16 88 40).

No MCX Express posso obter um comprovativo de uma compra online? E como aceder ao mesmo?

Sim. Deve aceder ao Menu de gestão (canto superior esquerdo) Actividade/Histórico, de seguida observe a data da operação bem como estado da transação.

Em relação aos comprovativos gerados pelo MCX Express, de forma a não perder o mesmo visto que os comprovativos têm um limite no número e data, quais as precauções a se ter em conta para que em qualquer instante possa ter acesso ao mesmo?

A forma recomendável de guardar os comprovativos é enviar para o seu email, ou mesmo salvar no seu dispositivo.

Como poderei fazer compras, num site ou numa App, com o meu cartão de débito Multicaixa?

Para efectuar uma compra online com o seu cartão de débito MCX, deverá primeiro aderir ao MCX Express. Depois iniciar a compra na loja online desejada e, para finalizar a compra no site ou App, deverá escolher como método de pagamento MCX Express, de seguida inserir o seu nº de telemóvel e por último autorizar na App.

Qual o limite diário de compras online?

A Rede Multicaixa tem um limite diário de 3 Milhões de kwanzas, para as Compras Online, mas o seu banco poderá ter definido um limite inferior ao da rede, pelo que deverá contactar para saber ao certo.

Quanto tempo tenho para confirmar uma compra?

Deverá confirmar a compra num período máximo de 90 segundos. Após este tempo limite, o pedido de compra expira, nestes casos será necessário repetir o processo de compra para receber uma nova notificação no MCX Express.

Preciso de ter acesso a Internet para efectuar um pagamento numa loja online, por meio do MCX Express?

Para autorizar Compras em lojas online deverá sempre ter saldo de dados móveis ou acesso a uma rede Wi-Fi.

Caso não tenha recebido a notificação de pagamento, no meu telemóvel, como deverei proceder?

Verifique se tem as permissões de notificação da App MULTICAIXA Express activas no seu telemóvel e se tem saldo de dados móveis ou acesso a uma rede Wi-Fi. Em seguida, tente efectuar novamente o pagamento. Caso o problema persista, contacte o seu banco ou a linha de apoio da Rede MULTICAIXA (+244 923 16 88 40).

Como autorizar uma compra online no MCX Express?

Existem três formas para autorizar uma compra online no MCX Express, a descrever:

1ª Forma: clicar sobre a notificação recebida no seu telemóvel.

2ª Forma: clicar sobre a notificação recebida no seu telemóvel,

3ª Forma: no ecrã principal do MCX Express deverá aceder ao Menu “Compras em curso” e de seguida clicar na notificação que lá encontrar.

Posso ter apenas um cartão para as compras online?

Sim, poderá sempre, antes ou após uma compra online, pré-definir um cartão para a realização das compras online, seguindo o caminho abaixo.

Menu de Gestão (menu inicial, opção do canto superior esquerdo) ->Gestão de cartões -> predefinir cartão -> selecionar o cartão e clicar sobre a opção de predefinir para as compras online

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SEGURANÇA

É seguro utilizar o MCX Express?

O MCX Express é um serviço que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTICAIXA. O serviço utiliza protocolos de segurança que garantem a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados, seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança internacional. Todas as comunicações e transacções MCX Express são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.

O que é o PIN MCX Express?

O PIN MCX Express é o código de 6 dígitos definido pelo utilizador aquando da adesão. O utilizador deve alterar o seu PIN MCX Express através da App em “Configurações” sempre que suspeite que este possa ter sido comprometido (ex.: visualizado por outras pessoas).

O que é o código de activação?

O código de activação é o código que o utilizador recebe por SMS no processo de activação da App MCX Express. Este código garante que a activação está a ser efectuada pelo utilizador e que este controla o dispositivo que pretende associar ao MCX Express. O código de activação é válido por 10 minutos. Caso este expire o utilizador pode gerar outro código através da App MCX Express.

O que devo fazer em caso de perda ou roubo do telemóvel com a App MCX Express instalada?

Como medida de precaução altere o PIN MCX Express ou cancele o serviço no Caixa Automático. Pode também contactar a linha de apoio da rede MULTICAIXA, no sentido de ser cancelada a sua conta e caso seja necessário (por exemplo porque também perdeu qualquer cartão associado) solicite a colocação dos seus cartões em lista negra. O cancelamento do serviço poderá ser efectuado com qualquer cartão que tenha associado ao MCX Express. Independentemente do cancelamento do serviço MCX Express, pode continuar a usar os seus cartões bancários físicos em segurança, não precisando de os cancelar caso os tenha em segurança.

O que deve fazer um utilizador em caso de roubo ou perda de um cartão associado ao MCX Express?

Cancele o cartão roubado junto do seu banco ou através da linha de apoio da rede MULTICAIXA (222 641 840 ou 923 168 840) – procedimento regular em caso de perda ou roubo de cartão bancário. A utilização desse cartão fica automaticamente inibida também no serviço MCX Express. O utilizador pode continuar a usar outros cartões que tenha associados ao MCX Express com toda a segurança.

É seguro pagar em sites ou Apps com o MCX Express?

O MCX Express é um serviço que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTICAIXA.

O serviço utiliza protocolos de segurança garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança internacional. Todas as comunicações e transacções MCX Express são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.

O que é a Gateway de Pagamentos Online?A Gateway de Pagamentos Online (GPO) é uma plataforma tecnológica que assegura novos métodos de pagamento para os comerciantes com lojas virtuais.

O comerciante que adere a GPO tem algum custo?O Comerciante que adere a GPO terá custos, com o seu banco de apoio.

Preciso de ter uma loja virtual para disponibilizar os pagamentos com o Mcx Express?Para se efectuar pagamentos online com o MCX Express, o comerciante deverá ter uma solução de e-commerce e/ou m-commerce.

Que vantagens o Mcx Express oferece aos Comerciantes?A oferta de uma experiência de compra ainda mais simples, rápida e cómoda. Ocomerciante poderá inclusive aumentar a fidelização de clientes, por lhes proporcionar um novo método de pagamento, muito moderno e seguro, característica particularmente relevante no mercado do comércio digital onde o uso de dados reais dos cartões não são recomendados.

É um serviço que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão, num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTICAIXA.

Como a compra com o MCX Express não utiliza dados de cartão, não é necessário obter certificações de segurança para bases de dados com este fim. Todas as comunicações são seguras, por HTTPS, com certificados de autenticação cliente – servidor.

  • Coloque a sua segurança em primeiro lugar, evitando utilizar Caixas Automáticos em locais isolados ou com fraca iluminação, sobretudo em horários nocturnos;
  • Contacte de imediato o emitente do cartão sempre que, em caso de captura, não seja apresentado o motivo da captura ou este lhe suscite dúvidas;
  • Antes de se aproximar de um CA, tenha atenção às pessoas que se encontram nas imediações. Caso se aperceba que alguém se comporta de modo suspeito ou lhe suscita um sentimento de desconfiança, escolha outro CA;
  • Garanta sempre que a marcação do PIN é feita em devidas condições de privacidade, protegendo a sua digitação do olhar de terceiros;
  • Mantenha-se junto ao Caixa Automático e cubra o teclado com o próprio corpo. Ao digitar o código secreto cubra sempre o teclado com a outra mão;
  • Nunca force a entrada do cartão no leitor do Caixa Automático;
  • Retire o cartão do leitor mal receba essa indicação no ecrã. Se o cartão ficar retido na máquina, informe de imediato a instituição emissora do cartão;
  • Não aceite ajuda de estranhos sob qualquer pretexto;
  • Depois de completar a operação de levantamento, guarde o dinheiro e o cartão discretamente antes de abandonar o Caixa Automático; não permaneça junto ao Caixa Automático contando e manipulando as notas;
  • Se suspeitar de qualquer atividade ilícita, abandone o local de uma forma natural e, logo que possível, comunique as suas suspeitas às autoridades policiais;
  • Não deixe os talões das operações junto ao Caixa Automático utilizado, para que os mesmos não possam ser usados, de forma fraudulenta, por terceiros. Destrua os talões de modo a dificultar a posterior reconstituição dos elementos neles constantes;
  • Se notar que a máquina apresenta objectos estranhos (por exemplo, no leitor de cartões, no teclado ou existência de porta-panfletos), um modo de operar invulgar ou sinais de vandalismo ou adulteração, não o utilize e comunique esses factos de imediato à Linha de Apoio MULTICAIXA através dos números +244 222 641 840 ou +244 923 168 840;
  • Se, no decurso de uma operação, notar que a máquina não está a funcionar regularmente ou apresenta instruções não usuais, cancele a operação e comunique os factos de imediato à Linha de Apoio MULTICAIXA através dos números +244 222 641 840 ou +244 923 168 840
  • O terminal pode ter, temporariamente, a operação de Levantamento indisponível; neste caso, o utilizador é avisado através de um pictograma que representa uma nota com um traço por cima, no écran inicial; o mesmo tipo de instrução está representada no caso de estarem os recibos indisponíveis;
  • Na realização de uma operação, siga sempre as instruções afixadas no monitor do terminal, tendo em atenção o tempo máximo disponível para a realização de cada etapa da operação pretendida;
  • Na operação de levantamento, não se esqueça de retirar de imediato a quantia que solicitou e confirme sempre o valor dispensado. Tem 20 segundos para retirar as notas. Ultrapassado este tempo a máquina faz a retenção das notas. Algumas máquinas têm um sinal sonoro de aviso;
  • O Caixa Automático dispõe de duas tentativas para a introdução correcta do seu código secreto; na terceira tentativa, se continuar a marcar o número errado, o seu cartão será retido por razões de segurança.

Problemas comuns nos Caixas Automáticos

Captura do cartão

A captura de cartão pode acontecer por diversos motivos. O sistema está preparado para comunicar esses motivos ao utilizador: cartão em lista negra, tentativas de PIN excedidas, cartão expirado, cartão inválido, ataque contra o sistema, captura por avaria do CA, captura por ordem da instituição emissora. O utente do cartão deverá dirigir-se à instituição emissora do cartão para a resolução do problema.

O CA indica ao cliente que deve recolher o cartão, mas este não é apresentado ao cliente para recolha

O mecanismo de entrega do cartão ao cliente não funcionou adequadamente. O cliente deve aguardar cinco minutos e informar imediatamente a instituição emissora do cartão. Se estiver acompanhado por uma pessoa conhecida, deverá solicitar-lhe que aguarde junto do CA enquanto contacta a instituição. O aparente mau funcionamento do mecanismo de entrega do cartão pode configurar uma tentativa de fraude.

O utilizador demorou muito tempo a desencadear a operação

O CA tem várias temporizações para a realização das diferentes operações. Se o cliente não as realiza no tempo estipulado, as operações são interrompidas. É fornecida uma mensagem indicativa de que terminou o tempo disponível e o cartão é entregue ao cliente, que poderá repetir a operação.

Retenção do cartão após fim do tempo disponível (time-out)

Terminado o tempo disponível para a retirada do cartão, este é retido por motivos de segurança. A agência pode devolver o cartão após os procedimentos devidos, nomeadamente, identificação do cliente e autorização da agência onde a conta está domiciliada. Nas situações em que não é possível a entrega do cartão, o utilizador deverá dirigir-se à instituição emissora do cartão para resolver o problema.

Valor de notas entregues diferente do valor solicitado

Ocorreu falha na contagem de notas. Se o valor entregue for diferente do que foi solicitado, o cliente deverá dirigir-se à instituição emissora do cartão com o talão da operação e solicitar a regularização da situação. Caso não possua o talão comprovativo, o cliente terá de identificar o local onde se encontra o CA, bem como a data e a hora (aproximada) da realização da operação.

O cliente não retirou as notas no tempo definido e o CA recolhe-as

É uma medida preventiva implementada no sistema. O valor do levantamento poderá ser regularizado na conta debitada, mas o cliente deverá comunicar a situação à instituição emissora do cartão.

O CA apresenta a mensagem “CA em actualização”

Esta situação ocorre quando o CA entra automaticamente em processo de atualização de sistema, não tendo nenhuma relação com a operação antes realizada. Normalmente, esta mensagem dura menos de um minuto. O cliente seguinte (ou o mesmo, caso queira realizar outras operações) poderá aguardar pela conclusão da actualização.

O CA não consegue ler o cartão introduzido

O cartão poderá ter problemas no chip ou na banda magnética. Pode também haver uma anomalia no leitor de cartões do CA. O CA apresenta uma mensagem indicativa do problema e o cartão é entregue ao cliente. O cliente deve tentar utilizar outros CA antes de concluir que o cartão necessita de ser substituído.

O talão emitido pelo CA não é legível, ou não saiu

O talão emitido pelo CA pode ser de difícil leitura. O cliente poderá dirigir-se a outro CA e obter uma 2.ª via do talão relativo à operação.

Cuidados a ter

  • Em caso algum deverá fornecer o cartão e o código secreto a terceiros para facilitar o acto de pagamento (por exemplo, em restaurantes, para evitar ter de se deslocar ao terminal de pagamento);
  • Quando está a pagar em estabelecimentos, nunca deve perder de vista o seu cartão e deve certificar-se de que a leitura do mesmo é efectuada num único equipamento;
  • Digite sempre o código secreto cobrindo o teclado com a outra mão. Deve ainda garantir que o faz nas devidas condições de privacidade, protegendo a sua digitação do olhar de terceiros ou de equipamento de filmagem;
  • Depois de confirmar o valor e digitar o código secreto, não permita que repitam a operação sem que o terminal apresente uma mensagem de que a primeira tentativa foi anulada ou mal sucedida;
  • Certifique-se de que o cartão que lhe é devolvido é efectivamente o seu;
  • Exija sempre o comprovativo da operação realizada;
  • Se detectar algo de irregular no equipamento onde é passado o cartão, não efectue o pagamento e comunique esse facto de imediato à Linha de Apoio MULTICAIXA, através dos números 244 222 641840 ou 244 923 168 840;
  • Ao utilizar o seu cartão num TPA, confirme sempre se o valor que surge no visor do TPA corresponde ao preço do bem ou do serviço adquirido, antes de digitar o PIN ou assinar o respectivo talão;
  • Nunca perca o seu cartão de vista, quando efetua um pagamento;
  • Certifique-se sempre de que o cartão e a cópia do talão de pagamento lhe são devolvidos;
  • Guarde as cópias dos talões de pagamento até à receção do extrato e evite abandoná-los no local da compra ou noutro local público;
  • Compare os talões de pagamento com os valores apresentados no extrato de conta e contacte de imediato o banco emissor do cartão, caso detete divergências no extrato (por exemplo, uma transacção incorrecta ou não realizada por si);
  • Apresente um documento de identificação válido ao funcionário do estabelecimento, se tal for solicitado em conformidade com as Condições Gerais de Utilização (CGU). Trata-se de uma medida de segurança a favor dos legítimos titulares dos cartões, para dificultar a utilização abusiva por terceiros que eventualmente se tenham apropriado do cartão;
  • No caso de cartões de crédito, nas validações de transações com assinatura, o comerciante deve conferir a assinatura. Caso o cartão não esteja assinado, o comerciante deve pedir ao titular que o assine e solicitar um documento de identificação;
  • O comerciante deverá sempre guardar os talões do TPA, para que, em caso de dúvidas ou reclamações, se possa fazer prova de que o titular do cartão autorizou aquele débito;
  • Em caso algum o comerciante poderá guardar os dados dos cartões dos clientes;
  • O comerciante deverá garantir a confidencialidade do número do cartão e de quaisquer dados referentes ao titular do cartão;
  • O comerciante não pode cobrar qualquer taxa decorrente da utilização de um cartão no TPA.

Problemas nos Terminais de Pagamento Automático

Compra não realizada foi debitada

Esta situação pode acontecer quando, por algum motivo, uma operação não é concluída no TPA, mesmo após a autorização pelo sistema. Nestas situações, a reposição do montante debitado ocorre assim que o TPA utilizado voltar a estabelecer comunicação com o sistema. Caso a operação nesta situação ficar por reembolsar o utente do cartão deverá reclamar junto do banco emissor do cartão.

Operação recusada

  • Aviso no visor do cliente: “OPERAÇÃO ANULADA / CANCELED”

A operação não se concretizou devido a uma falha na comunicação entre o TPA e o sistema.

  • Aviso no visor do cliente: “SEM EFEITO | CANCELED / ANULADO”

A operação não foi autorizada pelo sistema por o cartão estar inibido, por não se ter conseguido contactar o emissor ou por o adquirente (acquirer) ter solicitado no visor do comerciante para este o contactar telefonicamente.

  • Aviso no visor do cliente: “NÃO AUTORIZADO | CANCELED / ANULADO”

A operação não foi autorizada pelo sistema. Pode acontecer por: 1) insuficiência de saldo disponível 2)a operação estar a ocorrer sem ligação ao emissor ou ao adquirente (acquirer) 3) o saldo de cartão ou de conta no cartão não permitir a realização da compra 4) o cartão estar caducado 5) o emissor ou o adquirente (acquirer) a ter recusado sem motivo explícito.

  • Aviso no visor do cliente: “CÓDIGO ERRADO | CANCELED / ANULADO”

A operação não foi autorizada pelo sistema por o código secreto introduzido não estar correto.

  • Aviso no visor do cliente: “FALTOU CÓDIGO | CANCELED / ANULADO”

A operação não foi autorizada pelo sistema por não ter sido introduzido o código secreto. Esta situação ocorre quando, após confirmação do valor com a tecla verde (OK), se prime novamente a mesma tecla antes da introdução do código secreto.

  • Aviso no visor do cliente: “TPA SEM CONTRATO | CANCELED / ANULADO”

A operação não foi autorizada pelo sistema por o comerciante não ter contratada a aceitação de cartões da marca do cartão do cliente.

Não se consegue ler a banda magnética ou o chip do cartão

Esta situação poderá ter acontecido por uma das seguintes razões:

  • Leitura deficiente do cartão aquando da passagem pelo leitor, por má colocação do cartão ou por o leitor do terminal não estar em boas condições;
  • Avaria no chip do cartão;
  • A banda magnética do cartão poderá estar danificada. Se o cartão não for utilizável noutros pontos de acesso à Rede MULTICAIXA (em CA ou noutros TPA), deve ser substituído. Tratando-se de um cartão de crédito, a identificação do cartão poderá ser efetuada através da introdução manual do seu número caso o comerciante tenha autorização para o efeito.
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