O que é o Cartão MULTICAIXA?
O Cartão MULTICAIXA é o Cartão de Débito Angolano, com regras de funcionamento estabelecidas e mantidas pela Empresa Interbancária de Serviços, com base no enquadramento legal e regulatório do Banco Nacional de Angola.
O que é um Cartão de Débito?
Cartão bancário associado a uma conta de depósito à ordem, em moeda nacional ou estrangeira, que permite ao seu titular realizar operações de levantamento de numerário, transferências e pagamentos através da utilização do respectivo saldo. (definição do Aviso N. 01/07 do BNA)
De acordo com o Aviso N.º 01/07 de BNA, O cartão de débito tem a função de:
Permitir a realização em território nacional, de pagamentos ou levantamentos de numerário, em moeda nacional por débito na conta de depósitos à ordem associada ao cartão de débito, observando o limite diário estabelecido na rotina da prestação de serviço e a disponibilidade do saldo da conta bem como o acesso a outros serviços financeiros electrónicos ou a informações, de acordo com as funções disponibilizadas pela instituição financeira bancária emissora;
Permitir, se for de aceitação internacional, levantamentos de numerário em território estrangeiro, na moeda do país em que for efectuado o mesmo, por débito na conta de depósitos à ordem associada ao cartão de débito, observando o limite diário estabelecido na rotina da prestação de serviço e a disponibilidade do saldo da conta, e o acesso a outros serviços financeiros electrónicos ou a informações, de acordo com as funções disponibilizadas pela instituição financeira bancária emissora;
Permitir a realização de transacções através de débito em tempo real ou em tempo diferido na conta de depósitos à ordem associada ao cartão de débito, de acordo com as regras de funcionamento do cartão.
Qual a diferença entre um cartão de débito e um cartão de crédito?
Cartão de débito: é um cartão que tem associada uma conta de depósitos à ordem. Quando o titular utiliza este cartão para pagamentos, levantamentos de notas ou transferências, a conta de depósitos é debitada pelo valor correspondente, o que significa que há uma redução do saldo da conta por esse mesmo valor. Assim, este tipo de cartões caracteriza-se por desempenhar essencialmente funções de débito.
Cartão de crédito: é um cartão que tem associada uma conta-cartão e uma linha de crédito. Quando o titular utiliza este cartão na função para a qual foi emitido, ou seja, para pagamentos ou adiantamentos de dinheiro, está a beneficiar de um crédito concedido pela entidade emitente. Assim, este tipo de cartões caracteriza-se por desempenhar essencialmente funções de crédito.
Como é que é regulado o negócio dos cartões bancários em Angola?
O negócio dos cartões bancários encontra-se enquadrado na Lei dos Sistemas de Pagamento (Lei N.º 05/05 de de 29 de Julho) e pelo Aviso N.º 01/07 de 21 de Março do Banco Nacional de Angola. O BNA é a entidade que supervisiona as entidades emitentes e aceitantes de cartões de pagamento.
Onde pode ser obtido um Cartão MULTICAIXA?
O Cartão MULTICAIXA é obtido directamente no Banco onde o cliente tem a sua conta bancária domiciliada, mediante contrato de adesão.
O que é o Contrato de Adesão?
É o contrato mediante o qual a entidade emissora disponibiliza o Cartão MULTICAIXA ao respectivo titular e contém as regras e condições de utilização. Esse contrato deve obedecer ao normativo constante do artigo 11º do Aviso N.º 01/07 do BNA.
O que significa activar o Cartão MULTICAIXA?
Nem sempre o cartão é entregue activado. Por exemplo, quando o cartão é enviado pelo correio. Activar o Cartão MULTICAIXA é o procedimento da entidade emissora pelo qual esta acciona os mecanismos que tornam possível realizar operações de pagamento com o cartão.
O que é um Cartão MULTICAIXA não personalizado?
É um cartão que estando emitido (ou seja, após as acções de magnetização, gravação do plásticos e de produção da carta PIN), não têm ainda uma conta associada. Neste tipo de cartão, o cliente interessado no produto pode levantá-lo no primeiro contacto com o balcão. O cartão não leva o nome do cliente impresso no mesmo, tendo apenas o número e validade. Como se trata de um cartão de débito em que a autenticação é sempre feita por PIN, o nome não é relevante, porque não há lugar a autenticação por assinatura. Os dados da conta são informados pelo Emissor ao processador (EMIS) para associação do cartão à respectiva conta de depósitos. O cliente passa a poder fazer uso do cartão quando o ficheiro de personalização enviado pelo banco para a EMIS for processado (normalmente no mesmo dia).
Quais são as vantagens do Cartão MULTICAIXA?
Conveniência: O cliente não precisa de transportar dinheiro em notas ou em cheques para fazer os seus pagamentos.
Comodidade: Permite efectuar uma grande variedade de transacções sem obrigar o cliente a deslocar-se ao Banco.
Universalidade: A Rede MULTICAIXA está presente em quase todo país o que faz do Cartão MULTICAIXA um instrumento de pagamento de grande aceitação, pois permite, que a qualquer momento e em qualquer parte do pais, ter sempre acesso ao seu Dinheiro. Ele é aceite em todos os terminais da Rede MULTICAIXA independentemente do banco de apoio do terminal e do banco emissor do cartão.
Baixo Custo: O Cartão MULTICAIXA não tem anuidade nem outros encargos para o cliente bancário.
Segurança: Todas as transacções são validadas por PIN e a sua utilização é exclusivamente electrónica.
O Cartão MULTICAIXA é seguro?
O Cartão MULTICAIXA é um cartão seguro do ponto de vista do sistema e das suas aplicações, garantindo a sua utilização por autenticação de um Código Pessoal Secreto (PIN), sempre com autorização em tempo real pelo emissor ou pelo processador, com a máxima segurança.
Apesar da elevada segurança do sistema é sempre recomendável adoptar os procedimentos prescritos pelo emissor, de forma a minimizar o risco. A segurança plena do Cartão MULTICAIXA depende da observação pelo portador de todas as regras de segurança na utilização do cartão.
O pagamento é sempre possível com Cartão MULTICAIXA, quando a conta tenha provisão?
A Rede MULTICAIXA tem mecanismos para que as autorizações de pagamento sejam dadas, mesmo na ausência de ligação em real time com o banco emissor do cartão. No caso em que o banco emissor do cartão não tenha aderido a estas facilidades ou no caso em que não tenha actualizado os saldos junto da rede, poderá acontecer a recusa da autorização.
O sistema pode recusar o pagamento por outra razão?
Sim. Se a banda magnética do cartão estiver deteriorada. Neste caso, o titular deve contactar a entidade emitente e solicitar a substituição do cartão.
Mas pode acontecer que o terminal não consiga ler o cartão por o leitor estar avariado. Neste caso, o comerciante ao aperceber-se de que o seu terminal começa a recusar cartões com frequência, deverá notificar os serviços de suporte.
O sistema pode também recusar o pagamento no caso de o cartão se encontrar em situação irregular, designadamente em Lista Negra.
De quem é a propriedade do Cartão MULTICAIXA?
A propriedade do Cartão MULTICAIXA é da entidade emitente, que cede o direito de uso ao respectivo titular, mediante um contrato de adesão que estabelece as regras e condições dessa utilização.
Que encargos tem o uso de um Cartão MULTICAIXA para o seu titular?
De acordo com o artigo 6º do Aviso N. 01/07 do BNA, é vedada a cobrança de anuidade pela emissão e de qualquer taxa de serviço pelo uso do cartão de débito MULTICAIXA ao titular cuja conta de depósitos à ordem associada ao cartão de débito seja a conta em que é creditado o respectivo salário, podendo o emissor negociar, no âmbito do contrato de prestação de serviço com a entidade empregadora, uma taxa de serviço, por cada conta de depósitos à ordem.
Em caso de extravio ou cancelamento do meu cartão como devo proceder?
Na verificação de uma destas situações, o titular do cartão deve contactar imediatamente o Banco Emissor do seu cartão, ou a EMIS através do telefone 222 641 840/49 (neste caso é imprescindível a indicação do número de conta associado ao cartão).
A minha conta bancária pode ter mais do que um cartão de débito MULTICAIXA associada?
Sim. Depende do acordo estabelecido com a entidade emitente. O mesmo titular pode ter vários cartões associados à mesma conta ou contratar a emissão de cartões para titulares diferentes (normalmente dois, que são os titulares da conta de DO associada).
Posso associar um Cartão MULTICAIXA à minha conta em moeda estrangeira?
Sim. Mas as operações de levantamento e pagamento são sempre feitos em moeda nacional.
Quais são os direitos do titular do Cartão MULTICAIXA?
Entre os direitos do titular sobressai o direito à informação:
O direito de ser informado, por meio do texto do contrato, acerca de todos os direitos que o contrato e a lei lhe conferem, de todos os deveres que sobre si recaem e de todos os procedimentos de segurança que deverá adoptar;
O direito de ser devidamente esclarecido acerca das dúvidas que possam surgir, em relação ao conteúdo do contrato;
O direito de ser informado sobre todas as operações que tenha realizado ou que poderá realizar com o seu cartão.
Além disso:
Todas as informações sobre taxas de juro, impostos, comissões, portes, despesas de expediente e datas-valor (efeitos patrimoniais das operações e serviços bancários) devem ser permanentemente actualizadas e estar disponíveis, em todos os balcões das entidades emitentes, em local de acesso directo e bem identificado, em linguagem clara e de fácil entendimento;
Quando o relacionamento com os titulares se realiza fundamentalmente através de contactos à distância, as informações devem ser enviadas pelas entidades emitentes para o domicílio daqueles;
Nos casos em que as entidades emitentes ofereçam produtos que podem ser solicitados ou adquiridos pela Internet, estão obrigadas a possibilitar a consulta das informações através dos respectivos sítios.
O que é a App MCX Express?
É uma inovadora aplicação que oferece uma solução para pagamentos, consultas, levantamentos e transferências através do telemóvel e que permite ter o MULTICAIXA sempre à mão.
Onde está disponível a aplicação?
A aplicação (App) está disponível na Apple Store ou Play Store.
Tem algum custo?
O download, adesão e utilização da App MCX Express não têm custos associados. O MCX Express não cobra qualquer comissão pelas operações realizadas na aplicação.
Quais as funcionalidades que a App MCX Express oferece?
A App MCX Express permite-lhe pagar serviços e compras, nomeadamente: água, luz, televisão, Internet, comprar bilhetes de avião, carregar o telemóvel, consultar o saldo e movimentos, fazer transferências e pedidos de levantamento sem cartão.
Esqueci-me do PIN MCX Express. E agora?
Deve dirigir-se ao Caixa Automático com qualquer cartão associado ao Canal MCX Express e siga os seguintes passos:
É preciso ter acesso à Internet para usar o MULTICAIXA Express?
Sim. Deverá ter saldo de dados activo ou ligação wi-fi.
Posso usar o MCX Express em vários dispositivos?
Sim, pode. Basta abrir o MCX Express no dispositivo pretendido, seleccionar a opção “entrar” e inserir o número de telemóvel, o código de verificação recebido por SMS e PIN MCX Express associado à sua conta. Os dispositivos com a mesma conta MCX Express partilham a mesma informação.
A minha conta MCX Express está cancelada. E agora?
Faça nova adesão no Caixa Automático com um cartão válido;
Como posso alterar número de telemóvel associado ao MCX Express?
Deverá dirigir-se a um Caixa Automático com qualquer cartão associado ao serviço e seguir os seguintes passos:
______________________________________________________________________________________________________
Como aderir ao MCX Express no Caixa Automático (CA)?
Para aderir basta seguir estes três passos:
Como adiciono cartões bancários ao MCX Express?
A adição de um cartão só poderá ser feita quando o utilizador se encontrar activo no serviço.Pode adicionar cartões por via de dois passos:
Quantos cartões posso adicionar ao MCX Express?
É possível associar até vinte e cinco (25) cartões MULTICAIXA, do mesmo banco e/ou de bancos diferentes.
Adicionei cartões ao MCX Express a partir do CA mas não os consigo visualizar na App.
Pode significar que não inseriu o mesmo número de telemóvel e o mesmo PIN MCX Express que definiu quando aderiu ao MCX Express. Ou ainda, pode ter ultrapassado o tempo para a confirmação do novo cartão na App. Neste caso efectue a adição do cartão novamente no CA e volte a abrir a App.
É possível ter vários cartões de débito do mesmo banco no MCX Express?
Sim. É possível ter vários cartões do mesmo Banco ou de bancos diferentes, desde que os mesmos estejam válidos.
Todos os cartões de débito MULTICAIXA podem aderir ao MCX Express?
Não. Podem existir situações em que os cartões não estão habilitados a aderir ao MCX Express. Nestes casos, recomendamos que contacte o banco emissor desse cartão de forma a obter todas as informações necessárias.
Posso ter no MCX Express cartões de marca internacional?
No MCX Express só são aceites cartões da marca MULTICAIXA.
Porque o meu cartão desapareceu da App?
Podem existir várias razões. Pode ter sido anulado, cancelado, removido a partir do Caixa Automático ou na App MCX Express, e, inclusive, ter expirado.
Posso adicionar um cartão que vai expirar no mês corrente?
Os cartões podem ser adicionados desde que estejam dentro da sua data de validade.
O que acontece no MCX Express com um cartão que já expirou?
O cartão que se encontra activo no serviço, quando expirado, é removido de forma automática da App
Posso remover um cartão do MCX Express a partir da App?
Pode, caso tenha mais de um cartão associado ao MCX Express.
E se eu tiver apenas um cartão associado ao MCX Express?
Caso tenha apenas um cartão associado ao serviço deverá efectuar esta operação num Caixa Automático.
Como cancelar o serviço MCX Express?
Para o cliente efectuar o cancelamento do MCX Express basta ligar à Linha de Apoio ou ainda cancelar o serviço no Caixa Automático com um cartão activo. Para tal, siga estes passos:
______________________________________________________________________________________________________
O que é um levantamento MCX Express?
É a geração de um pedido de levantamento de dinheiro nos Caixas Automáticos sem cartão bancário.
Como posso fazer um pedido de Levantamento Sem Cartão no MCX Express?
Basta aceder à sua App MCX Express e selecionar a opção “Levantamentos”. De seguida seleccione o montante que pretende levantar, defina um código secreto de 3 dígitos e confirme com o seu PIN MCX Express. O MCX Express irá gerar um código de levantamento de 10 dígitos, que deverá inserir no Caixa Automático após premir a tecla 8 ou verde.
Perdi o meu código do pedido de Levantamento sem Cartão, como reavê-lo?
Pode reavê-lo por duas vias:
Quais as vantagens do levantamento MCX Express?
É prático, uma vez que lhe permite levantar dinheiro sem precisar de ter a carteira de cartões consigo. É útil para partilhar o código de pedido de levantamento com um amigo ou familiar que esteja a precisar de dinheiro na hora. É seguro uma vez que utiliza protocolos e algoritmos de segurança, garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados, seguindo as normas de segurança exigidas.
O pedido de Levantamento Sem Cartão no MCX Express tem custos?
Não. Os pedidos de Levantamento Sem Cartão no MCX Express não tem qualquer custo para o utilizador.
Que montantes posso levantar?
O levantamento MCX Express cumpre as mesmas regras aplicáveis aos levantamentos com cartão na Rede MULTICAIXA. Os montantes disponíveis para levantamento actualmente são até um máximo de 25.000,00Kz por operação. Lembre-se que actualmente por dia pode levantar até 50.000,00Kz no MULTICAIXA.
Qual é o limite diário de códigos gerados?
Pode gerar o número de códigos que pretender, até ao limite máximo de levantamento diário do MULTICAIXA (actualmente 50.000,00 kz).
Qual a validade do código de levantamento MCX Express?
O código tem validade de 24 horas. Após este limite o código gerado expira, sendo necessário repetir o processo para gerar um novo código na App MCX Express.
Posso cancelar o código gerado?
Sim. Basta aceder ao MCX Express, Levantamentos, Consulta e cancelar o código.
Onde posso consultar o código gerado na App?
Pode consultá-lo nos Levantamentos / Consultas / Escolha o Levantamento / PIN MCX Express.
O mesmo código pode ser utilizado mais que uma vez?
Não. O código gerado só pode ser utilizado uma única vez.
Posso partilhar o código de levantamento MCX Express com outras pessoas?
Sim. No momento em que está a gerar o código na App MCX Express pode enviá-lo para qualquer pessoa que queira.
______________________________________________________________________________________________________
Como poderei fazer compras, num site ou numa App, com o Mcx Express?
Para fazer compras online nos comerciantes aderentes, basta seleccionar o método de pagamento Mcx Express, de seguida insere o seu nº de telemóvel e por último confirma na App.
Como poderei fazer compras, num site ou numa App, com o meu cartão de débito Multicaixa?
Para efectuar uma compra online com o seu cartão de débito Mcx, deverá primeiro aderir ao Mcx Express e quando finalizar a compra no site ou App, deverá escolher como método de pagamento Mcx Express, de seguida insere o seu nº de telemóvel e por último confirma na App.
Qual o limite diário de compras online?
A Rede Multicaixa tem um limite diário de 6Milhões, para as Compras Online mas o seu banco poderá ter definido um limite inferior ao da rede, pelo que deverá contacto para saber ao certo.
Quanto tempo tenho para confirmar uma compra?
Deverá confirmar a compra num período máximo de XX minutos (dependendo do comerciante). Após este tempo limite, o pedido de compra expira, nestes casos será necessário repetir o processo de compra para receber uma nova notificação no Mcx Express.
Preciso de ter acesso a Internet para efectuar um pagamento numa loja Online, por meio do Mcx Express?
Para autorizar Compras em lojas virtuais deverá sempre ter saldo de dados móveis ou acesso a uma rede WiFi.
Caso não tenha recebido a notificação de pagamento, no meu telemóvel, como deverei proceder?
Verifique se tem as permissões de notificação da App MULTICAIXA Express, activas no seu telemóvel e se tem saldo de dados móveis ou acesso a uma rede WiFi. Em seguida, tente efectuar novamente o pagamento. Caso o problema persista, contacte a linha de apoio do seu banco ou da Rede MULTICAIXA (+244 923 16 88 40).
______________________________________________________________________________________________________
É seguro utilizar o MCX Express?
O MCX Express é um serviço MULTICAIXA que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTICAIXA. O serviço utiliza protocolos de segurança que garantem a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados, seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias. Todas as comunicações e transacções MCX Express são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.
O que é o PIN MCX Express?
O PIN MCX Express é o código de 6 dígitos definido pelo utilizador aquando da adesão. O utilizador deve alterar o seu PIN MCX Express através da App em “Definições” sempre que suspeite que este possa ter sido comprometido (ex.: visualizado por outras pessoas).
O que é o código de activação?
O código de activação é o código que o utilizador recebe por SMS no processo de activação da App MCX Express. Este código garante que a activação está a ser efectuada pelo utilizador e que este controla o dispositivo que pretende associar ao MCX Express.O código de activação é válido por 10 minutos. Caso este expire o utilizador pode gerar outro código através da App MCX Express.
O que deve fazer um utilizador em caso de perda ou roubo do Smartphone com a App MCX Express instalada?
Como medida de precaução cancele ou altere o PIN MCX Express no Caixa Automático. Pode também contactar a linha de apoio da EMIS, no sentido de ser cancelada a sua conta e caso seja necessário (por exemplo porque também perdeu qualquer cartão associado) solicite a colocação dos seus cartões em lista negra. O cancelamento do serviço poderá ser efetuado com qualquer cartão que tenha associado ao MCX Express. Independentemente do cancelamento do serviço MCX Express, pode continuar a usar os seus cartões bancários físicos em segurança, não precisando de os cancelar caso os tenha em segurança.
O que deve fazer um utilizador em caso de roubo ou perda de um cartão associado ao MCX Express?
Cancele o cartão roubado junto do seu banco ou através da linha de apoio (+244) 222 641 840 ou 923 168 840 – procedimento regular em caso de perda ou roubo de cartão bancário. A utilização desse cartão fica automaticamente inibida também no serviço MCX Express. O utilizador pode continuar a usar outros cartões que tenha associados ao MCX Express com toda a segurança.
É seguro pagar em sites ou Apps com o Mcx Express?
O MCX Express é um serviço MULTICAIXA que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTICAIXA.
O serviço utiliza protocolos de segurança garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias. Todas as comunicações e transacções MCX Express são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.
O que é a Gateway de Pagamentos Online?A Gateway de Pagamentos Online (GPO) é uma plataforma tecnológica que assegura novos métodos de pagamento para os comerciantes com lojas virtuais.
O comerciante que adere a GPO tem algum custo?O Comerciante que adere a GPO terá custos, com o seu banco de apoio.
Preciso de ter uma loja virtual para disponibilizar os pagamentos com o Mcx Express?Para se efectuar pagamentos online com o MCX Express, o comerciante deverá ter uma solução de e-commerce e/ou m-commerce.
Que vantagens o Mcx Express oferece aos Comerciantes?A oferta de uma experiência de compra ainda mais simples, rápida e cómoda. Ocomerciante poderá inclusive aumentar a fidelização de clientes, por lhes proporcionar um novo método de pagamento, muito moderno e seguro, característica particularmente relevante no mercado do comércio digital onde o uso de dados reais dos cartões não são recomendados.
É um serviço que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão, num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTICAIXA.
Como a compra com o MCX Express não utiliza dados de cartão, não é necessário obter certificações de segurança para bases de dados com este fim. Todas as comunicações são seguras, por HTTPS, com certificados de autenticação cliente – servidor.
A captura de cartão pode acontecer por diversos motivos. O sistema está preparado para comunicar esses motivos ao utilizador: cartão em lista negra, tentativas de PIN excedidas, cartão expirado, cartão inválido, ataque contra o sistema, captura por avaria do CA, captura por ordem da instituição emissora. O utente do cartão deverá dirigir-se à instituição emissora do cartão para a resolução do problema.
O mecanismo de entrega do cartão ao cliente não funcionou adequadamente. O cliente deve aguardar cinco minutos e informar imediatamente a instituição emissora do cartão. Se estiver acompanhado por uma pessoa conhecida, deverá solicitar-lhe que aguarde junto do CA enquanto contacta a instituição. O aparente mau funcionamento do mecanismo de entrega do cartão pode configurar uma tentativa de fraude.
O CA tem várias temporizações para a realização das diferentes operações. Se o cliente não as realiza no tempo estipulado, as operações são interrompidas. É fornecida uma mensagem indicativa de que terminou o tempo disponível e o cartão é entregue ao cliente, que poderá repetir a operação.
Terminado o tempo disponível para a retirada do cartão, este é retido por motivos de segurança. A agência pode devolver o cartão após os procedimentos devidos, nomeadamente, identificação do cliente e autorização da agência onde a conta está domiciliada. Nas situações em que não é possível a entrega do cartão, o utilizador deverá dirigir-se à instituição emissora do cartão para resolver o problema.
Ocorreu falha na contagem de notas. Se o valor entregue for diferente do que foi solicitado, o cliente deverá dirigir-se à instituição emissora do cartão com o talão da operação e solicitar a regularização da situação. Caso não possua o talão comprovativo, o cliente terá de identificar o local onde se encontra o CA, bem como a data e a hora (aproximada) da realização da operação.
É uma medida preventiva implementada no sistema. O valor do levantamento poderá ser regularizado na conta debitada, mas o cliente deverá comunicar a situação à instituição emissora do cartão.
Esta situação ocorre quando o CA entra automaticamente em processo de atualização de sistema, não tendo nenhuma relação com a operação antes realizada. Normalmente, esta mensagem dura menos de um minuto. O cliente seguinte (ou o mesmo, caso queira realizar outras operações) poderá aguardar pela conclusão da actualização.
O cartão poderá ter problemas no chip ou na banda magnética. Pode também haver uma anomalia no leitor de cartões do CA. O CA apresenta uma mensagem indicativa do problema e o cartão é entregue ao cliente. O cliente deve tentar utilizar outros CA antes de concluir que o cartão necessita de ser substituído.
O talão emitido pelo CA pode ser de difícil leitura. O cliente poderá dirigir-se a outro CA e obter uma 2.ª via do talão relativo à operação.
Esta situação pode acontecer quando, por algum motivo, uma operação não é concluída no TPA, mesmo após a autorização pelo sistema. Nestas situações, a reposição do montante debitado ocorre assim que o TPA utilizado voltar a estabelecer comunicação com o sistema. Caso a operação nesta situação ficar por reembolsar o utente do cartão deverá reclamar junto do banco emissor do cartão.
A operação não se concretizou devido a uma falha na comunicação entre o TPA e o sistema.
A operação não foi autorizada pelo sistema por o cartão estar inibido, por não se ter conseguido contactar o emissor ou por o adquirente (acquirer) ter solicitado no visor do comerciante para este o contactar telefonicamente.
A operação não foi autorizada pelo sistema. Pode acontecer por: 1) insuficiência de saldo disponível 2)a operação estar a ocorrer sem ligação ao emissor ou ao adquirente (acquirer) 3) o saldo de cartão ou de conta no cartão não permitir a realização da compra 4) o cartão estar caducado 5) o emissor ou o adquirente (acquirer) a ter recusado sem motivo explícito.
A operação não foi autorizada pelo sistema por o código secreto introduzido não estar correto.
A operação não foi autorizada pelo sistema por não ter sido introduzido o código secreto. Esta situação ocorre quando, após confirmação do valor com a tecla verde (OK), se prime novamente a mesma tecla antes da introdução do código secreto.
A operação não foi autorizada pelo sistema por o comerciante não ter contratada a aceitação de cartões da marca do cartão do cliente.
Esta situação poderá ter acontecido por uma das seguintes razões: