App MCX Express

O que é a App MCX Express?
É uma inovadora aplicação que oferece uma solução para pagamentos, consultas, levantamentos e transferências através do telemóvel e que permite ter o MULTICAIXA sempre à mão.

Onde está disponível a aplicação?
A aplicação (App) está disponível na Apple Store ou Play Store.

Tem algum custo?
O download, adesão e utilização da App MCX Express não têm custos associados. O MCX Express não cobra qualquer comissão pelas operações realizadas na aplicação.

Quais as funcionalidades que a App MCX Express oferece?
A App MCX Express permite-lhe pagar serviços, nomeadamente: água, luz, televisão, Internet, comprar bilhetes de avião. Carregar o telemóvel, consultar o saldo e movimentos, fazer transferências e pedidos de levantamento sem cartão.

Esqueci-me do PIN MCX Express. E agora?
Deve dirigir-se ao Caixa Automático com qualquer cartão associado ao Canal MCX Express e seguir os seguintes passos:
1) Seleccionar a opção Outras Operações
2) MULTICAIXA Express
3) Alteração Código PIN MCX Express
4) Definir um novo PIN
5) Confirmar inserindo novamente o PIN

É preciso ter acesso à Internet para usar o MULTICAIXA Express?
Sim. Deverá ter saldo de dados activo ou ligação Wi-Fi. Mas caso esteja a usar um cartão SIM da UNITEL ou MOVICEL, então poderá transaccionar mesmo sem saldo de dados.

Posso usar o MCX Express em vários dispositivos?
Não, aplicação tem um limite parametrizável de 1 dispositivo.

A minha conta MCX Express está cancelada. E agora?
Faça nova adesão no Caixa Automático com um cartão válido.

Como posso alterar o número de telemóvel associado ao MCX Express?
Deverá dirigir-se a um Caixa Automático com qualquer cartão associado ao serviço e seguir os seguintes passos:
1) Seleccionar a opção Outras Operações
2) MULTICAIXA Express
3) Opção “Alterar nº de telemóvel”
4) Por último, terá de confirmar esta alteração na App

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Adesão e Activação

Como aderir ao MCX Express no Caixa Automático (CA)?
Para aderir basta seguir estes três passos:
1º Passo: seleccionar Outras Operações / Opção “MULTICAIXA Express” / Adesão ao Serviço / Inserir o número de telemóvel / Definir um PIN MCX Express com seis dígitos / Confirme os dados.
Atenção: deve sempre assegurar que insere o seu próprio número de telemóvel. Além do mais, o PIN MCX Express deve ser definido por si, sendo este pessoal e intransmissível.
2º Passo: descarregar a App nas lojas (Apple Store e Play Store), no seu telemóvel.
3º Passo: selecionar a opção “Entrar” / Inserir o número de telemóvel. Receberá um SMS com código de ativação para inserir na App, o PIN MCX Express definido no CA e o serviço fica pronto a ser utilizado. Os dados de adesão e registo no MCX Express para o utilizador serão sempre o seu número de telemóvel e o PIN MCX Express.

Como adiciono cartões bancários ao MCX Express?
A adição de um cartão só poderá ser feita quando o utilizador se encontrar activo no serviço. Pode adicionar seus cartões em apenas dois passos:
1º Passo: Dirija-se ao Caixa Automático:
a) Selecione Outras Operações MULTICAIXA Express
b) Adição Novo Cartão
c) Introduza o número de Telemóvel Activo
2º Passo: Aceda a App MCX Express:
a) Efectue Login e selecione o cartão que pretende adicionar
b) Activar cartão
c) Introduza as coordenadas do número do seu cartão

Quantos cartões posso adicionar ao MCX Express?
É possível associar até dez (10) cartões MULTICAIXA, do mesmo banco e/ou de bancos diferentes.

Adicionei cartões ao MCX Express a partir do CA mas não os consigo visualizar na App.
Pode significar que não inseriu o mesmo número de telemóvel. Ou ainda, pode ter ultrapassado o tempo para a confirmação do novo cartão na App. Neste caso efectue a adição do cartão novamente no CA e volte a abrir a App.

É possível ter vários cartões de débito do mesmo banco no MCX Express?
Sim. É possível ter vários cartões do mesmo Banco ou de bancos diferentes, desde que os mesmos estejam válidos.

Todos os cartões de débito MULTICAIXA podem aderir ao MCX Express?
Não. Podem existir situações em que os cartões não estão habilitados a aderir ao MCX Express. Nestes casos, recomendamos que contacte o banco emissor desse cartão de forma a obter todas as informações necessárias.

Posso ter no MCX Express cartões de marca internacional?
De momento, no MCX Express só são aceites cartões da marca MULTICAIXA.

Porque o meu cartão desapareceu da App?
Podem existir várias razões. Pode ter sido anulado, cancelado, removido a partir do Caixa Automático ou na App MCX Express, e, inclusive, ter expirado.

Posso adicionar um cartão que vai expirar no mês corrente?
Os cartões podem ser adicionados desde que estejam dentro da sua data de validade.

O que acontece no MCX Express com um cartão que já expirou?
O cartão que se encontra activo no serviço, quando expirado, é removido de forma automática da App.

Posso remover um cartão do MCX Express a partir da App?
Pode, caso tenha mais de um cartão associado ao MCX Express.

Se eu tiver apenas um cartão associado ao MCX Express?
Caso tenha apenas um cartão associado ao serviço deverá efectuar esta operação num Caixa Automático.

Como cancelar o serviço MCX Express?
Para o cliente efectuar o cancelamento do MCX Express basta ligar à Linha de Apoio ou ainda cancelar o serviço no Caixa Automático com um cartão activo. Para tal, siga estes passos:
a) Outras Operações
b) MULTICAIXA Express
c) Cancelar Serviço

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Levantamentos MCX Express

O que é um levantamento MCX Express?
É a geração de um pedido de levantamento de dinheiro nos Caixas Automáticos sem cartão bancário.

Como posso fazer um pedido de Levantamento Sem Cartão no MCX Express?
Basta aceder à sua App MCX Express e selecionar a opção “Levantamentos”. De seguida seleccione o montante que pretende levantar, defina um código secreto de 3 dígitos e confirme com o seu PIN MCX Express. O MCX Express irá gerar um código de levantamento de 10 dígitos, que deverá inserir no Caixa Automático após premir a tecla 8 ou verde.

O que devo fazer se o meu código de levamento sem cartão expirar?
Devo aguardar até o estorno na minha conta.

Perdi o meu código do pedido de Levantamento Sem Cartão, como reavê-lo?
Pode reavê-lo por duas vias:
a) Através da App: Levantamentos sem Cartão / Consultas / Escolher Pedido
b) Através do Caixa Automático: Levantamentos Sem Cartão / Consultas / Escolher Pedido / Imprimir / Visualizar a Referência.

Quais as vantagens do levantamento MCX Express?
É prático, uma vez que lhe permite levantar dinheiro sem precisar de ter a carteira de cartões consigo. É útil para partilhar o código de pedido de levantamento com um amigo ou familiar que esteja a precisar de dinheiro na hora. É seguro uma vez que utiliza protocolos e algoritmos de segurança, garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados, seguindo as normas de segurança exigidas.

O pedido de Levantamento Sem Cartão no MCX Express tem custos?
Não. Os pedidos de Levantamento Sem Cartão no MCX Express não tem qualquer custo para o utilizador.

Que montantes posso levantar?
O levantamento MCX Express cumpre as mesmas regras aplicáveis aos levantamentos com cartão na Rede MULTICAIXA. Os montantes disponíveis para levantamento actualmente são até um máximo de 30.000,00Kz por operação. Lembrando-se que actualmente por dia pode levantar até 60.000,00Kz no MULTICAIXA.

Qual a validade do código de levantamento MCX Express?
O código tem validade de 24 horas. Após este limite o código gerado expira, sendo necessário repetir o processo para gerar um novo código na App MCX Express.

Posso cancelar o código gerado?
Sim. Basta aceder ao MCX Express, Levantamentos, Consulta e cancelar o código.

Onde posso consultar o código gerado na App?
Pode consultá-lo nos Levantamentos / Consultas / Escolha o Levantamento / PIN MCX Express.

O mesmo código pode ser utilizado mais do que uma vez?
Não. O código gerado só pode ser utilizado uma única vez.

Posso partilhar o código de levantamento MCX Express com outras pessoas?
Sim. No momento em que está a gerar o código na App MCX Express pode enviá-lo para qualquer pessoa que queira.

O que é um favorito?
Favorito é um conjunto de dados guardados de uma determinada operação financeira (Pagamentos e transferências), para o uso futuro(reutilizar), ou seja, é a funcionalidade que dá a possibilidade de arquivar todas as informações das transações frequentes, que poderá acede-las e reutilizar com maior facilidade.

Como criar favoritos?
No ecrã de inserção dos dados de um pagamento (Entidade, referência montante e produto) ou transferência (IBAN, e o montante), clicar em adicionar favorito para gravar o nome do favorito.

Para que serve os meus dados?
Os meus dados servem para visualizar o número activo no MCX Express, bem como guardar os emails para envio de comprovativos no final de qualquer operação financeira.

Como aceder aos meus dados?
Basta seguir os passos abaixo:
a) Menu de Gestão (menu inicial, opção do canto superior esquerdo)
b) Configurações
c) Os meus dados

O que devo fazer para renomear os meus cartões?
Basta seguir os passos abaixo:
a) Menu de Gestão (menu inicial, opção do canto superior esquerdo)
b) Gestão de cartões
c) Configurar cartões
d) Editar Nome Cartão

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Validação de número de telemóvel e envio de Token por SMS

Tentei fazer adesão ao serviço MULTICAIXA Express, mas não consegui, e o ATM diz que “Actualize o Número do Telemóvel Junto do Seu Banco”, o que devo fazer?
Basta dirigir-se ao seu Banco e solicitar a actualização ou registo do seu número de telemóvel.

Não estou a conseguir adicionar um novo cartão ao MULTICAIXA Express, o ATM diz que “Actualize o Número do Telemóvel Junto do Seu Banco”, o que devo fazer?
Basta dirigir-se ao seu Banco e solicitar a actualização ou registo do seu número de telemóvel.

Tentei alterar o número de telemóvel no MULTICAIXA Express, mas não consegui, e o ATM diz que “Actualize o Número do Telemóvel Junto do Seu Banco”, o que devo fazer?
Basta dirigir-se ao seu Banco e solicitar a actualização ou registo do seu número de telemóvel.

O que faço para ter o número registado no banco?
Basta dirigir-se ao seu Banco e solicitar a actualização ou registo do seu número de telemóvel.

É possível ter dois números registado no banco?
Sim, mas deverá informar ao banco qual o número que pretende que seja associado ao seu cartão MULTICAIXA.

O que acontece se eu não tiver o número registado no meu banco?
Caso não tenha o número registado no seu banco, estará impossibilitado de aderir ou adicionar o seu cartão ao MULTICAIXA Express, bem como alterar o número de telemóvel do mesmo.

Porquê que agora tenho que registar o número no banco se antes a App MULTICAIXA Express funcionava sem problemas?
Para garantir maior segurança, a rede MULTICAIXA implementou um sistema de autenticação forte. Para tal, é fundamental para garantir que apenas o titular do cartão tenha acesso à adesão e adição de cartões usando o numero de telefone que está registado no banco emissor do cartão e que mais ninguém para além dele possa fazer operações através do MULTICAIXA Express.

Desta forma impossibilitará que pessoas maldosas tentem adicionar o seu cartão a um número de telemóvel que não seja o seu.

É possível adicionar vários cartões com números diferentes no MULTICAIXA Express desde que estejam todos registados no banco?
Apenas será possível se para todos os cartões, de cada banco, estiverem associados ao mesmo número de telemóvel. Para o efeito, dirija-se ao banco emissor de cada cartão e solicite a actualização do número de telemóvel que pretende usar no serviço MULTICAIXA Express ao cartão do respectivo banco.

Já foi feito o registo do número de telemóvel no banco, mas não consigo adicionar o meu cartão.
Contacte novamente o seu banco informando-o do ocorrido para melhor análise e despiste.

Não consigo alterar o número de telemóvel, o que faço?
Garanta que actualizou o respectivo número de telemóvel no banco do seu cartão, antes de efectuar a alteração de número no MULTICAIXA Express.

Para além do banco, existe outra via para solicitar o registo do número?
Não. Apenas poderá solicitar o registo ou a alteração do número no seu banco.

Efectuei activação do serviço MCX Express, ao realizar operações de pagamento, transferência ou levantamento sem cartão a App pede um código de verificação, o que faço?
Deverá inserir este código, caso contrário não conseguirá usufruir das funcionalidades do MULTICAIXA Express.

Adicionei um novo cartão no serviço MCX Express, ao realizar operações de pagamento, transferência ou levantamento sem cartão a App pede um código de verificação, o que faço?
Deverá inserir este código, caso contrário não conseguirá usufruir das funcionalidades do MULTICAIXA Express.

Instalei o MULTICAIXA Express noutro telefone, ao realizar operações de pagamento, transferência ou levantamento sem cartão a App pede um código de verificação, o que faço?
Deverá inserir este código, caso contrário não conseguirá usufruir das funcionalidades do MULTICAIXA Express.

Terei de colocar o código de verificação sempre que fizer um movimento na conta?
Não. O código de verificação será enviado apenas quando fizer a primeira transacção financeira com cada cartão que adicionar ao seu MULTICAIXA Express.

Porque que o MULTICAIXA Express pede muitos códigos para activar? Não acham que dá muita volta?
O MULTICAIXA Express solicita um código de verificação quando activa/reactiva a App no seu telemóvel.

Para que serve o segundo código uma vez que coloquei um no momento da activação?
O segundo código recebido por SMS, serve para validação da primeira operação financeira realizada após a adesão e/ou a adição de novo cartão, bem como a reactivação do serviço MULTICAIXA Express.

Este código serve para garantir-lhe mais segurança como utilizador do MULTICAIXA Express e utente do cartão MULTICAIXA, pois com o mesmo confirma-se que o utilizador que activou o MULTICAIXA Express é realmente o proprietário do número de telemóvel usado bem como utente do cartão de débito utilizado para efectuar a operação financeira.

Quais operações que solicitam código de verificação?
Todas as operações financeiras, ou seja, que exigem movimentação de fundos da sua conta bancária, como: transferências, pedidos de levantamento sem cartão, pagamentos de serviços e validação de compras online.

Para quê número é enviado o código de verificação na primeira transação?
O código de verificação será sempre enviado para o número de telemóvel utilizado aquando da adesão ao MULTICAIXA Express.

O que fazer se eu receber um SMS com um código de verificação para validação da primeira transação, e eu desconhecer esta ação?
Deverá contactar o seu banco e solicitar mais esclarecimentos a respeito. Jamais solicite esclarecimentos a estranhos.

O que fazer com este código após a sua utilização?
Uma vez inserido e correctamente, não precisará de voltar a utiliza-lo.

Não estou a receber o código de verificação de validação da primeira transação, o que faço?
Para melhor esclarecimento e despiste, contacte a linha de apoio do seu banco ou entre em contacto com o suporte da Rede MULTICAIXA a partir do terminal telefónico: +244 923 16 88 40.

Estou a receber o erro de código de verificação inválido ao inseri-lo no MULTICAIXA Express na validação da primeira transação, o que faço?
Para melhor esclarecimento e despiste, contacte a linha de apoio do seu banco ou entre em contacto com o suporte da Rede MULTICAIXA a partir do terminal telefónico: +244 923 16 88 40.

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Compras Online

O que são compras online?
São operações que possibilitam ao cliente final efectuar o pagamento de uma compra na internet por intermédio do MULTICAIXA Express.

Obs.: alguns dos Comerciantes do nosso mercado já efetuam vendas online (websites, mobile, etc.), a GPO, é um canal transacional que de forma virtual simula um TPA de maneiras a que o Comerciante implemente na sua solução.

Quais Bancos permitem efectuar pagamentos online, ou seja, quais cartões posso usar para realizar compras online?
Os bancos que permitem esta modalidade de pagamento são aqueles que já foram certificados pela rede Multicaixa.

Como comerciante, quais Bancos posso dirigir-me para ter acesso a este serviço?
Como comerciante para aderir ao serviço poderá dirigir-se a qualquer um dos 22 bancos comerciais do mercado Angolano.

Quantas compras online posso fazer por dia?
Várias compras desde que o montante esteja dentro do limite estipulado pela rede MULTICAIXA, e estabelecido pelo seu banco.

Quais marcas de cartões posso usar para as compras online?
Atualmente poderá usar somente os cartões de Débito MULTICAIXA.

Porque os cartões de marcas internacionais (Visa e MasterCard) não podem ser usados para as compras online? E quando poderão ser?
Aceitação com as referidas marcas encontram-se pendentes, devido a implementação de uma nova forma de segurança para o pagamento online.

Como posso fazer pagamentos online com os cartões de Débito MULTICAIXA?
Para fazer pagamentos online com os cartões de Débito MULTICAIXA deverá ter o serviço MCX Express activo, ir à página do comerciante e no método de pagamento escolher a opção pagar com MCX Express e inserir o telemóvel associado a conta.

O que devo fazer para realizar uma compra online no MCX Express?
Deverá estar activo no MCX Express e na sua conta ter pelo menos um cartão no estado normal com um saldo igual ou superior a compra a ser realizada.

Na compra online com MCX Express não exponho os dados do meu cartão?
Não, simplesmente o seu número de telemóvel associado ao MCX Express.

Quais são os riscos que posso ter na realização de uma compra online?
Na realização de uma compra online, não se tem riscos do lado do utilizador.

Quais os dados que devo e não devo expor na página do comerciante (estando a utilizar os cartões de Débito MULTICAIXA)?
Na realização de uma compra online deverá somente expor o seu numero do telemóvel associado à sua conta do MCX Express, todos e quaisquer dados além do número não lhe é solicitado.

Em caso de reclamação de uma compra online, aonde poderei me dirigir para efectua-la?
Em caso de reclamação de uma compra online deverá dirigir-se as entidades abaixo espelhadas:
1. Na página do comerciante, ou mesmo a linha de apoio do comerciante
2. Ao seu banco
3. Contactar a linha de apoio ao cliente da rede MULTICAIXA a partir do terminal telefónico: +244 923 16 88 40

No MCX Express posso obter um comprovativo de uma compra online? E como aceder ao mesmo?
Sim. Deve aceder ao Menu de gestão (canto superior esquerdo) Actividade/Histórico, de seguida observe a data da operação bem como estado da transação.

Em relação aos comprovativos gerados pelo MCX Express, de forma a não perder o mesmo visto que os comprovativos têm um limite no número e data, quais as precauções a se ter em conta para que em qualquer instante o cliente possa ter acesso ao mesmo?
A melhor forma de salvaguardar os comprovativos é enviar para o seu email, ou mesmo salvar no seu dispositivo.

Como poderei fazer compras, num site ou numa App, com o meu cartão de débito Multicaixa?
Para efectuar uma compra online com o seu cartão de débito MCX, deverá primeiro aderir ao MCX Express e quando finalizar a compra no site ou App, deverá escolher como método de pagamento MCX Express, de seguida inserir o seu nº de telemóvel e por último autorizar na App.

Qual o limite diário de compras online?
A Rede Multicaixa tem um limite diário de 3Milhões, para as Compras Online, mas o seu banco poderá ter definido um limite inferior ao da rede, pelo que deverá contactar para saber ao certo.

Quanto tempo tenho para confirmar uma compra?
Deverá confirmar a compra num período máximo de 90 segundos. Após este tempo limite, o pedido de compra expira, nestes casos será necessário repetir o processo de compra para receber uma nova notificação no MCX Express.

Preciso de ter acesso a Internet para efectuar um pagamento numa loja online, por meio do MCX Express?
Para autorizar Compras em lojas online deverá sempre ter saldo de dados móveis ou acesso a uma rede Wi-Fi.

Caso não tenha recebido a notificação de pagamento, no meu telemóvel, como deverei proceder?
Verifique se tem as permissões de notificação da App MULTICAIXA Express activas no seu telemóvel e se tem saldo de dados móveis ou acesso a uma rede Wi-Fi. Em seguida, tente efectuar novamente o pagamento. Caso o problema persista, contacte a linha de apoio do seu banco ou da Rede MULTICAIXA (+244 923 16 88 40).

Como autorizar uma compra online no MCX Express?
Existem três formas para autorizar uma compra online no MCX Express, a descrever:
1ª Forma: clicar sobre a notificação recebida no seu dispositivo móvel
2ª Forma: clicar sobre a notificação recebida no seu dispositivo móvel
3ª Forma: no ecrã principal do MCX Express deverá aceder ao Menu Compras em curso, e de seguida clicar na notificação que lá encontrar

Posso ter apenas um cartão para as compras online?
Sim, poderá sempre antes ou após uma compra online, pré-definir um cartão para a realização das compras online, seguindo o caminho abaixo.

Menu de Gestão (menu inicial, opção do canto superior esquerdo) ->Gestão de cartões -> predefinir cartão -> selecionar o cartão e clicar sobre a opção de predefinir para as compras online.

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Segurança

É seguro utilizar o MCX Express?
O MCX Express é um serviço que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTICAIXA. O serviço utiliza protocolos de segurança que garantem a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados, seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança internacional. Todas as comunicações e transacções MCX Express são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.

O que é o PIN MCX Express?
O PIN MCX Express é o código de 6 dígitos definido pelo utilizador aquando da adesão.

O utilizador deve alterar o seu PIN MCX Express através da App em “Configurações” sempre que suspeite que este possa ter sido comprometido (ex.: visualizado por outras pessoas).

O que é o código de activação?
O código de activação é o código que o utilizador recebe por SMS no processo de activação da App MCX Express. Este código garante que a activação está a ser efectuada pelo utilizador e que este controla o dispositivo que pretende associar ao MCX Express.

O código de activação é válido por 10 minutos. Caso este expire o utilizador pode gerar outro código através da App MCX Express.

O que devo fazer em caso de perda ou roubo do Smartphone com a App MCX Express instalada?
Como medida de precaução altere o PIN MCX Express ou cancele o serviço no Caixa Automático. Pode também contactar a linha de apoio da EMIS, no sentido de ser cancelada a sua conta e caso seja necessário (por exemplo porque também perdeu qualquer cartão associado) solicite a colocação dos seus cartões em lista negra. O cancelamento do serviço poderá ser efetuado com qualquer cartão que tenha associado ao MCX Express. Independentemente do cancelamento do serviço MCX Express, pode continuar a usar os seus cartões bancários físicos em segurança, não precisando de os cancelar caso os tenha em segurança.

O que deve fazer um utilizador em caso de roubo ou perda de um cartão associado ao MCX Express?
Cancele o cartão roubado junto do seu banco ou através da linha de apoio (+244) 222 641 840 ou 923 168 840 – procedimento regular em caso de perda ou roubo de cartão bancário. A utilização desse cartão fica automaticamente inibida também no serviço MCX Express. O utilizador pode continuar a usar outros cartões que tenha associados ao MCX Express com toda a segurança.

É seguro pagar em sites ou Apps com o MCX Express?
O MCX Express é um serviço que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTICAIXA.

O serviço utiliza protocolos de segurança garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança internacional. Todas as comunicações e transacções MCX Express são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.

Posso alterar onde posso alterar o meu PIN do MCX Express?
Pode alterar o seu PIN MCX Express, no ATM ou na própria App MCX Express.

Como altero o meu PIN do MCX Express a partir da App?
Para alterar o seu PIN MCX Express a partir da App, siga os seguintes passos:
1. Menu de Gestão (opção do canto superior esquerdo)
2. Configurações
3. Alteração de PIN
4. Indique o PIN Actual e em seguida o PIN para o qual pretende mudar e no final confirme a operação

Como altero o meu PIN do MCX Express a partir do ATM?
Para alterar o seu PIN MCX Express a partir do ATM, siga os seguintes passos:
1. Após inserir um dos cartões que tem activo no MCX Express e o pin do mesmo, selecione a opção Outras Operações
2. MULTICAIXA Express
3. Alteração de Código PIN do MCX Express
4. Indique o novo PIN, confirme-o inserindo-o novamente e no final confirme a operação

Como activo o meu fingerPrint na App MCX Express?
Para activar o seu FingerPrint na App MCX Express, siga os seguintes passos:
1. Menu de Gestão (opção do canto superior esquerdo)
2. Configurações
3. Gestão Fingerprint

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Gestão de Cartões

Para que serve a opção de Menu Gestão de Cartões no MULTICAIXA Express?
Nesta opção de Menu o utilizador poderá:
a) Bloquear/desbloquear os seus cartões, bem como definir limites diários para os mesmos a partir do submenu Proteger Cartões
b) Nomear os seus cartões a partir do submenu Configurar Cartões
c) Activar os cartões pendentes de activação, a partir do submenu Cartões por Activar
d) Predefinir determinado cartão para a autorização das compras online e recepção das transferências Express, a partir do submenu Predefinir Cartão

Como posso proteger o(s) meu(s) cartão(ões)?
A partir do MCX Express ou Internet Banking do seu Banco, poderá aceder ao serviço Proteger Cartão que possibilita ao utente do cartão de débito MULTICAIXA, bloquear, desbloquear e ainda definir limite diário do cartão.

Com estas operações, poderá gerir a utilização que faz dos seus cartões bancários.

Para que servem as funcionalidades que se encontram sobre o Menu Proteger Cartões?
O Menu Proteger Cartões contém funcionalidades que garantem a segurança do cartão de Débito MULTICAIXA (físico) bem como o controlo da movimentação de fundos, que são: bloquear, desbloquear e definir limite diário do cartão.

Qual é a vantagem na utilização do serviço Proteger Cartão?
O serviço Proteger Cartão traz grandes vantagens uma vez que permite que, o utente do cartão MCX, defina limites diários, para as transações financeiras o que, em caso de uso abusivo do cartão, limita as perdas financeiras; e também inibe o cartão de ser usado em qualquer canal a nível nacional, em caso de roubo ou extravio, através do bloqueio e desbloqueio do mesmo.

É seguro utilizar o serviço Proteger Cartão?
Sim, é! Pois, esta funcionalidade apenas está disponível no MCX Express e no Internet Banking do seu Banco, cujas credenciais de acesso apenas são do seu conhecimento.

Quais são as operações disponíveis no serviço Proteger Cartão?
No serviço Proteger Cartão é possível realizar as seguintes operações:
1. Bloquear cartão
2. Desbloquear cartão
3. Definir Limite diário do cartão
4. Remover Limite diário do cartão

Para que serve a operação Bloquear Cartão?
Esta operação permite ao utilizador impossibilitar temporariamente a utilização do cartão em todos os canais suportados pela Rede MULTICAIXA (MCX Express, Internet Banking “para operações de Levantamentos Sem Cartão”, ATM e TPA).

Posso bloquear um cartão para um canal em específico?
Não, porque esta operação afecta todos os canais da Rede.

Para que serve a operação de desbloquear cartão?
Esta operação permite que o cartão possa ser utilizado novamente em todos os canais da Rede MULTICAIXA.

Para que serve a operação de Definir Limite diário?
Esta operação permite ao utilizador definir o montante máximo diário das operações financeiras a serem efetuadas com o cartão, em todos os canais da Rede MULTICAIXA.

No Internet Banking esta funcionalidade abrange apenas o Pedido de Levantamento sem Cartão.

Para que serve a operação de Remover Limite diário?
Esta operação permite ao utilizador remover o Limite diário anteriormente definido no MCX Express ou no Internet Banking do seu Banco.

Posso definir Limite diário para uma transação específica?
Não é possível, porque este limite afecta todas as transações financeiras efetuadas na Rede MCX.

Posso definir um Limite diário para um canal em específico?
Não é possível, porque este limite afeta todos os canais da Rede MCX.

Quais são os passos para bloquear um cartão no MCX Express?
Para bloquear o cartão, basta seguir os passos abaixo:
1. Menu de Gestão (opção do canto superior esquerdo)
2. Gestão de cartões
3. Proteger Cartões
4. Bloquear Cartão

Quais são os passos para desbloquear um cartão?
Para desbloquear o cartão basta seguir os passos abaixo:
1. Menu de Gestão (opção do canto superior esquerdo)
2. Gestão de cartões
3. Proteger Cartões
4. Desbloquear Cartão

Quais são os passos para Definir Limite diário de um cartão?
Para definir limite diário de um cartão, basta seguir os passos abaixo:
1. Menu de Gestão (opção do canto superior esquerdo)
2. Gestão de Cartões
3. Proteger Cartões
4. Limite Diário

Quais são os passos para remover o Limite diário de um cartão?
Para remover o limite diário de um cartão, basta seguir os passos abaixo:
1. Menu de Gestão (opção do canto superior esquerdo)
2. Gestão de Cartões
3. Proteger Cartões
4. Remover limite diário

O que acontece com um cartão depois de ter sido bloqueado?
Um cartão bloqueado através do serviço proteger Cartão fica impossibilitado de transacionar nos canais MCX Express, Internet Banking para operações de Levantamentos Sem Cartão, ATM e TPA.

Qual é o limite mínimo diário permitido?
O campo para inserção aceita todos os valores desde que não sejam negativos.

Qual é o limite máximo diário que devo definir?
Deve definir um limite de acordo as operações que pretende efectuar, uma vez que o limite é global, independentemente das operações que decida fazer, será sempre validado o limite da rede da transacção que efectuar.

O Limite diário é cumulativo?
O Limite Diário não é cumulativo.

O que acontece quando se excede o limite diário?
Quando é excedido o limite diário, o cartão é impossibilitado de prosseguir com a transacção financeira, visualizando o utilizador, o erro de que excedeu o limite definido.

Excedi o Limite diário, o que devo fazer?
Neste caso, desde que não exceda o limite definido na Rede MULTICAIXA, basta definir um novo limite no MCX Express, que deverá ser superior ao definido anteriormente Para tal deverá aceder a opção “Alterar Limite”.

Como devo alterar o Limite diário no MCX Express?
Para alterar o limite diário no MCX Express, deverá efectuar os seguintes passos:
1. Menu de Gestão (opção do canto superior esquerdo)
2. Gestão de Cartões
3. Proteger Cartões
4. Alterar limite diário

Em que canais interbancários posso efectuar as operações do serviço Proteger Cartão?
As operações poderão ser efectuadas nos canais MCX Express e Internet Banking do seu Banco.

Posso efectuar as operações do serviço Proteger Cartão no Internet Banking de qualquer Banco?
Não. Consulte o seu Banco para obter informações a respeito.

Que transacções são afetadas pela definição de limite diário?
A definição de limite diário afecta todas transacções financeiras, em todos os MCX Express, Internet Banking (para operações de Levantamentos Sem Cartão), ATM e TPA.

Como posso alterar o nome do meu cartão?
Para tal, siga os seguintes passos:
1. Menu de Gestão (opção do canto superior esquerdo)
2. Gestão de Cartões
3. Configurar Cartões
4. Editar Nome Cartão

Em que opção de Menu activo os meu cartões pendentes de activação?
Para tal, siga os seguintes passos:
1. Menu de Gestão (opção do canto superior esquerdo)
2. Gestão de Cartões
3. Cartões por Activar
4. Seleccione o cartão que pretende activar e em seguida coloque as coordenadas do mesmo para que possa activá-lo

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