App MCX Express

O que é a App MCX Express?
É uma inovadora aplicação que oferece uma solução para pagamentos, consultas, levantamentos e transferências através do telemóvel e que permite ter o MULTICAIXA sempre à mão.

Onde está disponível a aplicação?
A aplicação (App) está disponível na Apple Store ou Play Store.

Tem algum custo?
O download, adesão e utilização da App MCX Express não têm custos associados. O MCX Express não cobra qualquer comissão pelas operações realizadas na aplicação.

Quais as funcionalidades que a App MCX Express oferece?
A App MCX Express permite-lhe pagar serviços e compras, nomeadamente: água, luz, televisão, Internet, comprar bilhetes de avião, carregar o telemóvel, consultar o saldo e movimentos, fazer transferências e pedidos de levantamento sem cartão.

Esqueci-me do PIN MCX Express. E agora?
Deve dirigir-se ao Caixa Automático com qualquer cartão associado ao Canal MCX Express e siga os seguintes passos:

  1. Seleccionar a opção Outras Operações
  2. MULTICAIXA Express
  3. Alteração Código PIN MCX Express
  4. Definir um novo PIN
  5. Confirmar inserindo novamente o PIN.

É preciso ter acesso à Internet para usar o MULTICAIXA Express?
Sim. Deverá ter saldo de dados activo ou ligação wi-fi.

Posso usar o MCX Express em vários dispositivos?
Sim, pode. Basta abrir o MCX Express no dispositivo pretendido, seleccionar a opção “entrar” e inserir o número de telemóvel, o código de verificação recebido por SMS e PIN MCX Express associado à sua conta. Os dispositivos com a mesma conta MCX Express partilham a mesma informação.

A minha conta MCX Express está cancelada. E agora?
Faça nova adesão no Caixa Automático com um cartão válido;

Como posso alterar número de telemóvel associado ao MCX Express?
Deverá dirigir-se a um Caixa Automático com qualquer cartão associado ao serviço e seguir os seguintes passos:

  1. Seleccionar a opção Outras Operações
  2. MULTICAIXA Express
  3. Opção Alterar nº de telemóvel
  4. Por último, terá de confirmar esta alteração na App.

______________________________________________________________________________________________________

ADESÃO E ACTIVAÇÃO

Como aderir ao MCX Express no Caixa Automático (CA)?
Para aderir basta seguir estes três passos:

  • 1º Passo: Seleccionar Outras Operações / Opção “MULTICAIXA Express” / Adesão ao Serviço / Inserir o número de telemóvel / Definir um PIN MCX Express com seis dígitos / Confirme os dadosAtenção: Deve sempre assegurar que insere o seu próprio número de telemóvel. Além do mais, o PIN MCX Express deve ser definido por si, sendo este pessoal e intransmissível.
  • 2º Passo: Fazer download da App, no seu telemóvel
  • 3º Passo: Selecionar a opção Entrar / Inserir o número de telemóvel e o PIN MCX Express definido no CA. Receberá um SMS com código de ativação para inserir na App e o serviço fica pronto a ser utilizado. Os dados de adesão e registo no MCX Express para o utilizador serão sempre o seu número de telemóvel e o PIN MCX Express.

Como adiciono cartões bancários ao MCX Express?
A adição de um cartão só poderá ser feita quando o utilizador se encontrar activo no serviço.
Pode adicionar cartões por via de dois passos:

  1. Através do Caixa Automático:
    A) Selecione Outras Operações MULTICAIXA Express
    B) Adição Novo Cartão
    C) Introduza o número de Telemóvel Activo.
  2. Através da App MCX Express:
    A) Efectuar Login
    B) Activar cartão
    C) Introduza as coordenadas do número do seu cartão.

Quantos cartões posso adicionar ao MCX Express?
É possível associar até vinte e cinco (25) cartões MULTICAIXA, do mesmo banco e/ou de bancos diferentes.

Adicionei cartões ao MCX Express a partir do CA mas não os consigo visualizar na App.
Pode significar que não inseriu o mesmo número de telemóvel e o mesmo PIN MCX Express que definiu quando aderiu ao MCX Express. Ou ainda, pode ter ultrapassado o tempo para a confirmação do novo cartão na App. Neste caso efectue a adição do cartão novamente no CA e volte a abrir a App.

É possível ter vários cartões de débito do mesmo banco no MCX Express?
Sim. É possível ter vários cartões do mesmo Banco ou de bancos diferentes, desde que os mesmos estejam válidos.

Todos os cartões de débito MULTICAIXA podem aderir ao MCX Express?
Não. Podem existir situações em que os cartões não estão habilitados a aderir ao MCX Express. Nestes casos, recomendamos que contacte o banco emissor desse cartão de forma a obter todas as informações necessárias.

Posso ter no MCX Express cartões de marca internacional?
No MCX Express só são aceites cartões da marca MULTICAIXA.

Porque o meu cartão desapareceu da App?
Podem existir várias razões. Pode ter sido anulado, cancelado, removido a partir do Caixa Automático ou na App MCX Express, e, inclusive, ter expirado.

Posso adicionar um cartão que vai expirar no mês corrente?
Os cartões podem ser adicionados desde que estejam dentro da sua data de validade.

O que acontece no MCX Express com um cartão que já expirou?
O cartão que se encontra activo no serviço, quando expirado, é removido de forma automática da App

Posso remover um cartão do MCX Express a partir da App?
Pode, caso tenha mais de um cartão associado ao MCX Express.

E se eu tiver apenas um cartão associado ao MCX Express?
Caso tenha apenas um cartão associado ao serviço deverá efectuar esta operação num Caixa Automático.

Como cancelar o serviço MCX Express?
Para o cliente efectuar o cancelamento do MCX Express basta ligar à Linha de Apoio ou ainda cancelar o serviço no Caixa Automático com um cartão activo. Para tal, siga estes passos:

  1. Outras Operações
  2. MULTICAIXA Express
  3. Cancelar Serviço.

______________________________________________________________________________________________________

LEVANTAMENTOS MCX Express

O que é um levantamento MCX Express?
É a geração de um pedido de levantamento de dinheiro nos Caixas Automáticos sem cartão bancário.

Como posso fazer um pedido de Levantamento Sem Cartão no MCX Express?
Basta aceder à sua App MCX Express e selecionar a opção “Levantamentos”. De seguida seleccione o montante que pretende levantar, defina um código secreto de 3 dígitos e confirme com o seu PIN MCX Express. O MCX Express irá gerar um código de levantamento de 10 dígitos, que deverá inserir no Caixa Automático após premir a tecla 8 ou verde.

Perdi o meu código do pedido de Levantamento sem Cartão, como reavê-lo?
Pode reavê-lo por duas vias:

  1. Através da App: Levantamentos sem Cartão / Consultas / Escolher Pedido
  2. Através do Caixa Automático: Levantamentos Sem Cartão / Consultas / Escolher Pedido / Imprimir / Visualizar a Referência.

Quais as vantagens do levantamento MCX Express?
É prático, uma vez que lhe permite levantar dinheiro sem precisar de ter a carteira de cartões consigo. É útil para partilhar o código de pedido de levantamento com um amigo ou familiar que esteja a precisar de dinheiro na hora. É seguro uma vez que utiliza protocolos e algoritmos de segurança, garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados, seguindo as normas de segurança exigidas.

O pedido de Levantamento Sem Cartão no MCX Express tem custos?
Não. Os pedidos de Levantamento Sem Cartão no MCX Express não tem qualquer custo para o utilizador.

Que montantes posso levantar?
O levantamento MCX Express cumpre as mesmas regras aplicáveis aos levantamentos com cartão na Rede MULTICAIXA. Os montantes disponíveis para levantamento actualmente são até um máximo de 25.000,00Kz por operação. Lembre-se que actualmente por dia pode levantar até 50.000,00Kz no MULTICAIXA.

Qual é o limite diário de códigos gerados?
Pode gerar o número de códigos que pretender, até ao limite máximo de levantamento diário do MULTICAIXA (actualmente 50.000,00 kz).

Qual a validade do código de levantamento MCX Express?
O código tem validade de 24 horas. Após este limite o código gerado expira, sendo necessário repetir o processo para gerar um novo código na App MCX Express.

Posso cancelar o código gerado?
Sim. Basta aceder ao MCX Express, Levantamentos, Consulta e cancelar o código.

Onde posso consultar o código gerado na App?
Pode consultá-lo nos Levantamentos / Consultas / Escolha o Levantamento / PIN MCX Express.

O mesmo código pode ser utilizado mais que uma vez?
Não. O código gerado só pode ser utilizado uma única vez.

Posso partilhar o código de levantamento MCX Express com outras pessoas?
Sim. No momento em que está a gerar o código na App MCX Express pode enviá-lo para qualquer pessoa que queira.

______________________________________________________________________________________________________

 SEGURANÇA

É seguro utilizar o MCX Express?
O MCX Express é um serviço MULTICAIXA que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTICAIXA. O serviço utiliza protocolos de segurança que garantem a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados, seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias. Todas as comunicações e transacções MCX Express são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.

O que é o PIN MCX Express?
O PIN MCX Express é o código de 6 dígitos definido pelo utilizador aquando da adesão. O utilizador deve alterar o seu PIN MCX Express através da App em “Definições” sempre que suspeite que este possa ter sido comprometido (ex.: visualizado por outras pessoas).

O que é o código de activação?
O código de activação é o código que o utilizador recebe por SMS no processo de activação da App MCX Express. Este código garante que a activação está a ser efectuada pelo utilizador e que este controla o dispositivo que pretende associar ao MCX Express.
O código de activação é válido por 10 minutos. Caso este expire o utilizador pode gerar outro código através da App MCX Express.

O que deve fazer um utilizador em caso de perda ou roubo do Smartphone com a App MCX Express instalada?
Como medida de precaução cancele ou altere o PIN MCX Express no Caixa Automático. Pode também contactar a linha de apoio da EMIS, no sentido de ser cancelada a sua conta e caso seja necessário (por exemplo porque também perdeu qualquer cartão associado) solicite a colocação dos seus cartões em lista negra. O cancelamento do serviço poderá ser efetuado com qualquer cartão que tenha associado ao MCX Express. Independentemente do cancelamento do serviço MCX Express, pode continuar a usar os seus cartões bancários físicos em segurança, não precisando de os cancelar caso os tenha em segurança.

O que deve fazer um utilizador em caso de roubo ou perda de um cartão associado ao MCX Express?
Cancele o cartão roubado junto do seu banco ou através da linha de apoio (+244) 222 641 840 ou 923 168 840 – procedimento regular em caso de perda ou roubo de cartão bancário. A utilização desse cartão fica automaticamente inibida também no serviço MCX Express. O utilizador pode continuar a usar outros cartões que tenha associados ao MCX Express com toda a segurança.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.