• Confira regularmente o seu extracto de conta bem como os movimentos do cartão. Se detectar movimentos que não realizou, contacte imediatamente o seu banco;
  • Leia atentamente toda a correspondência enviada pelo seu banco antes de a destruir, pois pode conter informação relevante sobre a conta a que o cartão se encontra associado;
  • Lembre-se de que, para um criminoso, o seu cartão e os dados que lhe estão associados têm o mesmo valor que o dinheiro. Aplique, portanto, ao seu cartão e aos restantes dados de identificação pessoal os mesmos cuidados com que manuseia o dinheiro;
  • Comunique de imediato ao emitente do seu cartão e/ou às autoridades públicas competentes, a perda, o roubo ou a apropriação abusiva e qualquer utilização não autorizada do seu cartão de pagamento. Caso se encontre no estrangeiro, esta participação poderá ser dirigida ao Sistema de Pagamentos Internacional a que o cartão pertença (por exemplo, Visa, MasterCard,), através dos contactos que terão sido indicados pelo emitente do cartão;
  • Não divulgue dados sensíveis do cartão de pagamento (por exemplo, PIN, data de validade, número de cartão e CVV2), mesmo que aparentemente solicitados por uma fonte legítima (por exemplo, mensagens de internet identificadas com instituições financeiras). Esta informação nunca é solicitada pelo emitente;
  • Comunique ao emitente do seu cartão qualquer erro ou anomalia na gestão da sua conta e do cartão;
  • Arquive a correspondência enviada pelo banco por um tempo mínimo de um ano. Após isso pode considerar desfazer-se dela;
  • Ao realizar uma consulta de movimento são listados os dez últimos movimentos a débito ou a crédito, certifique-se de que os mesmos foram realizados por si;
  • Cuidados com Phishing- nunca partilhe a sua informação pessoal ou do seu cartão por email para desconhecidos;
  • Cuidados com Skimming- o pagamento com o cartão deve ser feito na sua presença, ao receber o cartão de volta, verifique que é o seu cartão;
  • Mantenha o seu cartão sempre em lugares seguros e longe do acesso de terceiros.

Pagamentos na Internet

A execução de um pagamento com cartão na internet implica a divulgação de dados desse cartão. Por isso, deve tomar algumas medidas de segurança para evitar situações de fraude:

  1. Utilize cartões de pagamento com características de segurança acrescida, tais como ter um saldo / plafond limitado, uma reduzida data de validade ou procedimentos de autenticação adicionais (exemplos: cartões pré́-pagos ou 3D secure);
  2. Guarde sempre os registos das transacções efectuadas online, incluindo a informação da entidade e o endereço do seu sítio da internet. Sempre que possível faça o printscreen dos dados da operação. Verifique regularmente o seu extracto de conta e confirme se os movimentos realizados com o seu cartão foram devidamente registados e se os valores estão correctos;
  3. Seja cauteloso perante ofertas irrecusáveis ou pechinchas, pois, frequentemente, correspondem a situações de fraude;
  4. Em compras online (cartão de crédito), por uma questão de segurança, deve garantir que a página de internet em causa reúne as medidas de segurança (sites com o serviço VISA Verified by VISA, e ou com o serviço Mastercard Secure Code);
  5. Antes de efectuar uma compra online (Cartão de crédito), deve procurar informações sobre a entidade com quem deseja efectuar a compra para confirmar a sua credibilidade, nomeadamente através da pesquisa em motores de busca e de referências de outros clientes e da verificação do endereço físico da entidade. É também importante observar os procedimentos e os cuidados acordados e/ou recomendados pelo emitente do cartão para a realização de pagamentos na internet e confirmar posteriormente que os movimentos do extracto da conta estão correctos;
  6. Evite fazer compra online em computadores públicos, principalmente em cibercafés.

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