• Coloque a sua segurança em primeiro lugar, evitando utilizar Caixas Automáticos em locais isolados ou com fraca iluminação, sobretudo em horários nocturnos;
  • Contacte de imediato o emitente do cartão sempre que, em caso de captura, não seja apresentado o motivo da captura ou este lhe suscite dúvidas;
  • Antes de se aproximar de um Caixa Automático (CA), tenha atenção às pessoas que se encontram nas imediações. Caso se aperceba que alguém se comporta de modo suspeito ou lhe suscita um sentimento de desconfiança, escolha outro CA;
  • Garanta sempre que a marcação do PIN é feita em devidas condições de privacidade, protegendo a sua digitação do olhar de terceiros;
  • Mantenha-se junto ao Caixa Automático e cubra o teclado com o próprio corpo. Ao digitar o código secreto cubra sempre o teclado com a outra mão;
  • Nunca force a entrada do cartão no leitor do Caixa Automático;
  • Retire o cartão do leitor mal receba essa indicação no ecrã. Se o cartão ficar retido na máquina, informe de imediato a instituição emissora do cartão;
  • Não aceite ajuda de estranhos sob qualquer pretexto;
  • Depois de completar a operação de levantamento, guarde o dinheiro e o cartão discretamente antes de abandonar o Caixa Automático; não permaneça junto ao CA contando e manipulando as notas;
  • Se suspeitar de qualquer actividade ilícita, abandone o local de uma forma natural e, logo que possível, comunique as suas suspeitas às autoridades policiais;
  • Não deixe os talões das operações junto ao Caixa Automático utilizado, para que os mesmos não possam ser usados, de forma fraudulenta, por terceiros. Destrua os talões de modo a dificultar a posterior reconstituição dos elementos neles constantes;
  • Se notar que a máquina apresenta objectos estranhos (por exemplo, no leitor de cartões, no teclado ou existência de porta-panfletos), um modo de operar invulgar ou sinais de vandalismo ou adulteração, não o utilize e comunique esses factos de imediato à Linha de Apoio MULTICAIXA através dos números +244 222 641 840 ou +244 923 168 840;
  • Se, no decurso de uma operação, notar que a máquina não está a funcionar regularmente ou apresenta instruções não usuais, cancele a operação e comunique os factos de imediato à Linha de Apoio MULTICAIXA, através dos números +244 222 641 840 ou +244 923 168 840;
  • O terminal pode ter, temporariamente, a operação de levantamento indisponível; neste caso, o utilizador é avisado através de um pictograma que representa uma nota com um traço por cima, no ecrã inicial; o mesmo tipo de instrução está representada no caso de estarem os recibos indisponíveis;
  • Na realização de uma operação, siga sempre as instruções afixadas no monitor do terminal, tendo em atenção o tempo máximo disponível para a realização de cada etapa da operação pretendida;
  • Na operação de levantamento, não se esqueça de retirar de imediato a quantia que solicitou e confirme sempre o valor dispensado. Tem 20 segundos para retirar as notas. Ultrapassado este tempo a máquina faz a retenção das notas. Algumas máquinas têm um sinal sonoro de aviso;
  • O Caixa Automático dispõe de duas tentativas para a introdução correcta do seu código secreto; na terceira tentativa, se continuar a marcar o número errado, o seu cartão será retido por razões de segurança.

Problemas comuns nos Caixas Automáticos

Captura do cartão

A captura de cartão pode acontecer por diversos motivos. O sistema está preparado para comunicar esses motivos ao utilizador: cartão em lista negra, tentativas de PIN excedidas, cartão expirado, cartão inválido, ataque contra o sistema, captura por avaria do CA, captura por ordem da instituição emissora. O utente do cartão deverá dirigir-se à instituição emissora do cartão para a resolução do problema.

O Caixa Automático indica ao cliente que deve recolher o cartão, mas este não é apresentado ao cliente para recolha

O mecanismo de entrega do cartão ao cliente não funcionou adequadamente. O cliente deve aguardar cinco minutos e informar imediatamente a instituição emissora do cartão. Se estiver acompanhado por uma pessoa conhecida, deverá solicitar-lhe que aguarde junto do Caixa Automático enquanto contacta a instituição. O aparente mau funcionamento do mecanismo de entrega do cartão pode configurar uma tentativa de fraude.

O utilizador demorou muito tempo a desencadear a operação

O CA tem várias temporizações para a realização das diferentes operações. Se o cliente não as realiza no tempo estipulado, as operações são interrompidas. É fornecida uma mensagem indicativa de que terminou o tempo disponível e o cartão é entregue ao cliente, que poderá repetir a operação.

Retenção do cartão após fim do tempo disponível (time-out)

Terminado o tempo disponível para a retirada do cartão, este é retido por motivos de segurança. A agência pode devolver o cartão após os procedimentos devidos, nomeadamente, identificação do cliente e autorização da agência onde a conta está domiciliada. Nas situações em que não é possível a entrega do cartão, o utilizador deverá dirigir-se à instituição emissora do cartão para resolver o problema.

Valor de notas entregues diferente do valor solicitado

Ocorreu falha na contagem de notas. Se o valor entregue for diferente do que foi solicitado, o cliente deverá dirigir-se à instituição emissora do cartão com o talão da operação e solicitar a regularização da situação. Caso não possua o talão comprovativo, o cliente terá de identificar o local onde se encontra o Caixa Automático, bem como a data e a hora (aproximada) da realização da operação.

O cliente não retirou as notas no tempo definido e o Caixa Automático recolhe-as

É uma medida preventiva implementada no sistema. O valor do levantamento poderá ser regularizado na conta debitada, mas o cliente deverá comunicar a situação à instituição emissora do cartão.

O Caixa Automático apresenta a mensagem “CA em actualização”

Esta situação ocorre quando o CA entra automaticamente em processo de actualização de sistema, não tendo nenhuma relação com a operação antes realizada. Normalmente, esta mensagem dura menos de um minuto. O cliente seguinte (ou o mesmo, caso queira realizar outras operações) poderá aguardar pela conclusão da actualização.

O Caixa Automático não consegue ler o cartão introduzido

O cartão poderá ter problemas no chip ou na banda magnética. Pode também haver uma anomalia no leitor de cartões do Caixa Automático. O CA apresenta uma mensagem indicativa do problema e o cartão é entregue ao cliente. O cliente deve tentar utilizar outros CA antes de concluir que o cartão necessita de ser substituído.

O talão emitido pelo Caixa Automático não é legível, ou não saiu

O talão emitido pelo Caixa Automático pode ser de difícil leitura. O cliente poderá dirigir-se a outro CA e obter uma 2.ª via do talão relativo à operação.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.