Na qualidade de processadora do Sistema de Pagamentos Angolano, a EMIS presta um conjunto de serviços tanto a emissores do Cartão MULTICAIXA, VISA e MASTERCARD como a adquirentes (acquirers) de cartões das marcas MULTICAIXA, VISA e MASTERCARD. A EMIS encontra-se em fase de preparação para suportar igualmente a emissão de outros cartões de marca internacional (AMEX, UNION PAY)
A EMIS é o processador de emissão, procedendo à produção lógica dos cartões incluindo realização dos cálculos de segurança e a gestão da Base de Dados de cartões da rede, após o que desencadeia a produção física dos cartões e das respectivas cartas de PIN.
O serviço é iniciado no banco emissor, com a atribuição de um cartão a um cliente bancário, mediante associação do cartão bancário a uma conta de depósitos à ordem. Com esse cartão é facultado ao titular da conta o acesso a serviços de pagamento electrónicos, sendo a sua autenticação feita sempre através do PIN.
A oferta actual da EMIS cobre toda a cadeia de valor de emissão e processamento de cartões (débito, crédito ou pré-pagos) das marcas internacionais VISA e MASTERCARD e da marca doméstica MULTICAIXA.
No âmbito da aceitação na Rede MULTICAIXA, a EMIS presta serviços que vão desde o processamento de transacções em cenários simples (por exemplo, o baseado em limites associados a cartões) ou mais complexos (com o recurso a uma ligação em tempo real para autorizar a operação).
Todos os bancos participantes do sistema MULTICAIXA são considerados aceitantes de cartões desta marca. Assim, o aceitante MULTICAIXA garante a aceitação do Cartão MULTICAIXA, tanto nos CA por si apoiados, como nos terminais da Rede MULTICAIXA, instalados nos estabelecimentos com os quais o aceitante tem acordo.
O conceito de rede de aceitação partilhada permite que o Cartão MULTICAIXA seja de aceitação universal, ou seja, independentemente de quem é o banco emissor, o cartão é sempre aceite em qualquer CA ou TPA da rede.
Actualmente na Rede MULTICAIXA são aceites cartões das seguintes marcas:
Cartões emitidos por bancos emissores participantes no Subsistema MULTICAIXA. Estes cartões são considerados on-us e os seus BINs são conhecidos na rede, sendo possível aos respectivos emissores definir (por posicionamento de parâmetros na EMIS) as operações disponibilizadas nos CA para cada BIN.
Emissão Internacional - Cartões emitidos por bancos membros do Sistema de Pagamentos Internacional VISA. Estes cartões são considerados not-on-us, pelo que não têm acesso às operações de valor acrescentado do Sistema MULTICAIXA. Estes cartões têm disponível apenas as operações de levantamento e de consulta de saldos.
Emissão Domestica - Cartões emitidos por bancos angolanos participantes no Subsistema MULTICAIXA. Estes cartões são considerados on-us. Estes cartões têm disponível apenas as operações de levantamento e de consulta de saldos, consulta de movimentos, consulta de extracto e a alteração de PIN.
Emissão Internacional - Cartões emitidos por bancos membros do Sistema de Pagamentos Internacional Mastercard. Estes cartões são considerados not-on-us, pelo que não têm acesso às operações de valor acrescentado do Sistema MULTICAIXA. Estes cartões têm disponível apenas as operações de levantamento e de consulta de saldos.
Emissão Domestica - Cartões emitidos por bancos angolanos participantes da Subsistema MULTICAIXA. Estes cartões são considerados on-us. Estes cartões têm disponível apenas as operações de levantamento e de consulta de saldos, consulta de movimentos, consulta de extracto e a alteração de PIN.
Os terminais automatizam muitas funções bancárias permitindo aos portadores de cartões MULTICAIXA e de marcas internacionais VISA, MASTERCARD, efetuar operações com total comodidade.
A rede de terminais (Caixas Automáticos e Terminais de Pagamento Automático) cobre todo o território nacional e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A EMIS disponibiliza um serviço de apoio e consultoria na correção de situações contabilísticas decorrentes de anomalias na realização de operações (Regularizações). Uma prestação de serviço de qualidade baseada numa equipa com experiência e know-how nas componentes de emissão e acquiring das reclamações, que minimiza os riscos de execução e garante elevados níveis de qualidade de serviço.
O serviço de Data Center Housing consiste no alojamento de equipamentos informáticos de terceiros em espaço seguro e infra-estruturado, com energia e climatização de alta disponibilidade.
Este serviço permite aos Clientes da EMIS colocar os seus servidores e equipamentos num Datacenter moderno e seguro, assegurando assim uma operação segura, 24x7x365, com elevada performance, fiabilidade e escalabilidade.